Por causa da pandemia da Covid-19, a prefeitura anunciou que o imposto não teria reajuste em 2020. O pagamento do IPTU poderá ser feito em cinco parcelas.
Nesta segunda-feira, dia 10 de agosto, vence a primeira parcela ou a cota única do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2020 de Pouso Alegre. Por causa da pandemia da Covid-19, o imposto desse ano não teve reajuste. Em março, a prefeitura anunciou que o IPTU não teria a correção monetária do período.
Quem preferir o pagamento em cota única terá desconto de 10% no valor total do carnê. Já os contribuintes que vão pagar parcelado poderá quitar o IPTU em cinco parcelas. Após o vencimento inicial, conforme consta no carnê, não haverá mais a possibilidade do pagamento da cota única, restando as parcelas com multa e juros, no caso de pagamento em atraso.
O documento foi entregue nas residências. Porém, caso você não tenha o carnê em mãos, poderá baixa-lo pelo site da prefeitura.
O pagamento do IPTU pode ser efetuado no autoatendimento bancário, na internet ou diretamente no caixa dos estabelecimentos da rede recebedora: Banco Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, além de lotéricas.
Quem tem isenção no IPTU
É isento de IPTU o proprietário de 01 imóvel, que preencha um dos requisitos (Leis 996/70 e 3094/96 c/c Decreto 3397/10: a) ser ex-combatente nos termos da Lei 996/70; ser portador de doença grave, ou doença física, ou idoso – casos em que todos os pedidos serão submetidos à apreciação da Assistência Social; ser aposentado ou pensionista ou receber o benefício de prestação continuada da Assistência Social – desde que, em todos os casos, receba até 02 (dois) salários mínimos; acolher, so forma de guarda, criança ou adolescente órfão abandonado; o imóvel possuir até 112 m2 de terreno e área construída de até 60m2.