Notícia

Lobo-guará é atropelado no trecho urbano da BR-459, em Pouso Alegre; vídeo

Magson Gomes / 03 agosto 2020

Animal será símbolo da nota de 200 reais, anunciada pelo governo federal.

Um lobo-guará foi atropelado no trecho urbano da BR-459, km 99, em Pouso Alegre, nesta segunda-feira (03). O animal morreu no acostamento da rodovia. Não temos informações do veículo envolvido no acidente. Motoristas e pedestres que passavam pelo local pararam para tirar fotos do bicho.

Mandamos a foto para a bióloga Thaiz Moreira. Segundo ela se trata de um lobo-guará já adulto. Seu Henrique Pascoal mora próximo do local do atropelamento e diz que escuta o som do animal durante a noite.

Segundo a bióloga, essa região é um corredor ecológico, com as matas e montanhas que estão próximas de rodovias. E estamos sobre os biomas de transição do Cerrado, habitat do logo-guará, para a Mata Atlântica.

Classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma espécie vulnerável, em uma lista de animais ameaçados de extinção, o logo-guará é avistado normalmente circulando por grandes campos nos fins de tardes e durante as noites. Nessa rotina, costuma cruzar estradas onde é atropelado.

O lobo-guará tomou o noticiário brasileiro nesses últimos dias depois que o governo federal anunciou a nota de 200 reais onde o animal será o símbolo da cédula mais valiosa do país.

O lobo-guará atropelado em Pouso Alegre foi recolhido pela Polícia de Meio Ambiente e entregue ao curso de biologia da Univás, que fará a taxidermia, nome técnico do empalhamento de animais usados para estudos.

Lobo-guará atropelado na BR-459 em Pouso Alegre – Terra do Mandu

Mais Lidas