Notícia

Missas com presença de fiéis voltam a ser celebradas em Pouso Alegre quatro meses depois de suspensas

Magson Gomes / 02 agosto 2020

Igrejas limitam número de pessoas, que devem fazer reserva de vaga e ir de máscara. Foto: Terra do Mandu

Quatro meses e meio depois, os fiéis puderam voltar às missas nas igrejas de Pouso Alegre. Este domingo (02) é o primeiro a ter celebrações com a presença de público desde a suspensão em 18 de março, por causa da pandemia da Covid-19.

A primeira missa na Catedral Metropolitana foi às 07h. Outras seis celebrações acontecem ao longo do dia. O público é limitado a 135 pessoas, que devem fazer a reserva com antecedência na secretaria paroquial. A entrada é controlada por voluntários da paróquia. Álcool em gel é disponibilizado e todos devem estar de máscara.

O plano de retomada das celebrações com os fiéis foi anunciado pela Arquidiocese de Pouso Alegre no início do mês passado. Há uma série de regras para respeitar o distanciamento e obedecer às medidas de prevenção ao coronavírus.

As regras valem para as demais paróquias e comunidades de Pouso Alegre, cada uma têm um limite de fiéis, de acordo com o tamanho da igreja.

O encanador Nilson Carlo de Almeida de Araújo estava passando pelo centro e quis assistir à missa na catedral. Como não havia feito reserva de vaga, acompanhou a celebração do lado de fora mesmo.

“Eu ainda não sabia que era preciso fazer a reserva. Como não posso durante a semana, já acompanhei por aqui mesmo”, disse ele na porta da igreja.

Foto: Terra do Mandu

Os horários de missa na catedral neste domingo: 07h; 09h30; 12h15; 15h; 18h e 20h30.

Caso a pessoa chegue em um dos horários e restam vagas, poderá entrar até completar os 135 fiéis. Na missa das nove havia 132 reservas, os três primeiros a chegar puderam entrar e acompanhar a missa de dentro da igreja.

Mais Lidas