Região

Pôr do sol dá adeus ao outono e anuncia chegada do inverno

Terra do Mandu / 20 junho 2020

Inverno começou às 18h44 deste sábado e será menos frio, dizem meteorologistas.

O inverno começou, oficialmente, às 18h44 deste sábado (20). Para este ano, os meteorologistas esperam uma estação menos fria do que a média nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Norte e Nordeste do país devem registrar pouca variação nas temperaturas. A estação termina em 22 de setembro.

As primeiras semanas da estação são caracterizadas pela entrada de frentes frias e de massas de ar polar. Pode haver geada em alguns locais do Sul de Minas, principalmente das cidades próximas da Serra da Mantiqueira.

A foto desta matéria foi o registro feito pela Carolina Almeida, que mora da zona rural de São Sebastião da Bela Vista, no limite com o município de Pouso Alegre, próximo a Fernão Dias. Esse é o pôr do sol dando adeus ao outono. Parece uma pintura. Mas foi tirada no celular e sem filtro.

Pôr do sol dá adeus ao outono e anuncia chegada do inverno – Foto: Carolina Almeida

De acordo com o Climatempo, o inverno de 2020 será com a característica seca acentuada e com poucos eventos de frio que irão realmente chamar a atenção da população no centro-sul do Brasil. A secura do ar se torna um fator ainda mais preocupante neste inverno com a pandemia de coronavírus.

Durante este inverno, as fortes correntes de ventos, entre 10 km e 15 km de altitude, que fazem o papel de “porteiras” para a entrada das massas de ar frio vindas da Antártica, vão ficar, em média, abaixo da posição climatológica normal para a estação. Isto vai dificultar a expansão do ar frio pelo interior do Brasil.

Assim, a maior parte das massas polares que avançarem até o Brasil vão atuar com força sobre os estados da Região Sul, especialmente o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, chegando enfraquecidas ao Sudeste. Várias destas massas polares vão passar pelo Sul do Brasil, mas não vão conseguir avançar para o Centro-Oeste e nem até o norte de Minas Gerais, por exemplo.

Mais Lidas