São mais de 60 mil moradores nesses municípios. Algumas prefeituras adotaram medidas mais rígidas de isolamento, com fechamento de acesso e proibição de entrada de visitantes.
Em Gonçalves, vários acessos por estrada de terra foram fechados. O acesso pelo asfalto é controlado. Foto: João Rafael Pinheiro/Prefeitura
A Regional de Saúde de Pouso Alegre, composta por 53 municípios, já soma 1.029 casos confirmados e 34 mortes pelo novo coronavírus, segundo o boletim divulgado nesta quarta-feira (17) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Dessas cidades, apenas 13 se mantêm sem nenhum caso confirmado de Covid-19.
As cidades que ainda não teve morador infectado pelo vírus são: Albertina, Consolação, Gonçalves, Ibitiúra de Minas, Marmelópolis, Natércia, Pedralva, Santa Rita de Caldas, São José do Alegre, São Sebastião da Bela Vista, Sapucaí Mirim, Tocos do Moji e Turvolândia. O total de moradores nesses municípios é de 66.028 habitantes.
Algumas dessas cidades que estão de fora da triste estatística adotaram medidas de isolamento mais drásticas, com fechamento de acessos, barreiras sanitárias e proibição de entrada de visitantes.
A turística Gonçalves, de 4.350 moradores e mais de 40 pousadas, é uma das cidades que adotou um controle mais rígido desde o início da pandemia. Essa semana fez três meses que o governo de Minas decretou calamidade pública em razão da pandemia do novo coronavírus. No mesmo dia, a prefeitura mandou fechar todos os acessos secundários ao município, incluindo bairros rurais, e implantou barreira sanitária na entrada principal.
Ruas centrais de Gonçalves são higienizadas duas vezes por semana. Foto: João Rafael Pinheiro/Prefeitura de Gonçalves
Três meses depois, as medidas continuam valendo e só entram em Gonçalves quem é morador da cidade ou têm segunda residência, mesmo assim após passar por triagem e ser cadastrado pela equipe de saúde. O comércio local voltou a funcionar com medidas de segurança e obrigatoriedade de uso de máscaras.
As pousadas vão poder voltar a receber hóspedes a partir do próximo dia 22. A ocupação máxima será de 30% para os estabelecimentos que assinarem termo de compromisso e receber vistoria da vigilância sanitária. Os atrativos naturais vão permanecer fechados.
Santa Rita de Caldas e São Sebastião da Bela Vista foram outras cidades que também adotaram medidas de fechamento de acessos.
Máquinas e caminhões foram atravessados nos acessos de Santa Rita de Caldas. Foto: reprodução Jornal Gerais
Entre as 13 cidades da regional de Pouso Alegre sem casos da Covid, Pedralva tem a maior população, com 11.195 moradores. A prefeitura até postou um caso confirmado no dia 02 de junho. Porém, o caso não entrou no boletim do estado para o município porque a pessoa que teve o resultado positivo é moradora de outra cidade.
Os 53 municípios que fazem parte da Regional de Saúde de Pouso Alegre e o números de casos de Covid-19 confirmados*:
- Albertina: 0
- Andradas: 10
- Bom Repouso: 8
- Borda da Mata: 4
- Brasópolis: 8
- Bueno Brandão: 5
- Cachoeira de Minas: 2
- Caldas: 14
- Camanducaia: 70
- Cambuí: 43
- Careaçu: 1
- Conceição das Pedras: 1
- Conceição dos Ouros: 3
- Congonhal: 1
- Consolação: 0
- Córrego do Bom Jesus: 10
- Delfim Moreira: 7
- Espírito Santo do Dourado: 3
- Estiva: 20
- Extrema: 238
- Gonçalves: 0
- Heliodora: 5
- Ibitiúra de Minas: 0
- Inconfidentes: 2
- Ipuiúna: 1
- Itajubá: 54
- Itapeva: 15
- Jacutinga: 37
- Maria da Fé: 7
- Marmelópolis: 0
- Monte Sião: 48
- Munhoz: 14
- Natércia: 0
- Ouro Fino: 17
- Paraisópolis: 16
- Pedralva: 0
- Piranguçu: 4
- Piranguinho: 12
- Poços de Caldas: 106
- Pouso Alegre: 204
- Santa Rita de Caldas: 0
- Santa Rita do Sapucaí: 5
- São João da Mata: 3
- São José do Alegre: 0
- São Sebastião da Bela Vista: 0
- Sapucaí-Mirim: 0
- Senador Amaral: 7
- Senador José Bento: 4
- Silvianópolis: 1
- Tocos do Moji: 0
- Toledo: 16
- Turvolândia: 0
- Wenceslau Braz: 3
Fonte: SES-MG* – algumas prefeitura já confirmaram números acima do que constam no boletim da secretaria estadual de Saúde.