Notícia

Extrema tem 5,4 infectados a cada mil moradores e adota toque de recolher

Terra do Mandu / 08 junho 2020

A cidade de 36.225 registrou 80 casos em quatro dias. Prefeitura determinou fechamento de comércio não essencial. Foto: divulgação prefeitura

Extrema, no Sul de Minas, está entre os 10 municípios mineiros com o maior número de casos de Covid-19 por grupo de mil habitantes. A cidade de 36.225 habitantes, que fica na divisa de Minas Gerais com São Paulo, registrou um salto exponencial de 68% nas confirmações em quatro dias.

De acordo com o boletim divulgado pela prefeitura no início da noite desta segunda-feira (08), são 199 casos de novo coronavírus na cidade. Na quinta-feira passada eram 119, um aumento de 80 novos testes positivos.

Segundo a prefeitura, muito do aumento dos casos é um reflexo do feriadão paulista, do fim do mês passado.  Mais de 40 pessoas podem ter sido contaminadas após essa data.

Uma das famílias é proprietária de um restaurante às margens da Fernão Dias, por onde podem ter passado pessoas infectadas durante o feriado. Além dos membros desta família, a cozinheira do estabelecimento foi infectada e pode ter transmitido a doença também para os familiares dela.

Considerando os dados oficiais da prefeitura, Extrema tem 5,4 casos de novo coronavírus a cada mil moradores. Extrema tem quatro mortes em decorrência do vírus.

Pouso Alegre, por exemplo, segundo município com o maior número de casos de Covid-19 no Sul de Minas com 149 registros, a taxa 0,9 de contágio a cada por mil moradores.

Ocupação de leitos

Extrema tem três pacientes internados em hospital e pronto socorro da cidade. Nenhum caso é considerado grave, com necessidade de intubação. O município tem 10 leitos de UTI do SUS no hospital particular e mais 12 leitos com respiradores no hospital municipal.

Até o momento, 52%% dos pacientes que foram diagnosticados com a doença já estão recuperados, informa a prefeitura.

Toque de recolher e fechamento de comércio

Após o salto do número de casos, a prefeitura de Extrema voltou a endurecer as medidas para o enfretamento do novo coronavírus.

Nessa semana, só poderão funcionar os estabelecimentos como supermercados, farmácias, postos de combustíveis, oficinas mecânicas, agências bancárias, entre outros serviços que constam na lista de essenciais.

A partir desta segunda-feira, dia 08, volta a valer o toque de recolher entre às 18h e 06h. Medida que já vigorou durante alguns dias de abril e maio.

“A gente vai acompanhando os números e a tendência é que diminua o surgimento de novos casos. Mas, se essas notificações não baixarem, vamos manter as medidas mais rigorosas”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Carvalho.

Boletins divulgados pela prefeitura de Extrema nesta segunda (08) e na quinta-feira passada (04). reprodução

Mais Lidas