Pouso Alegre

Prefeitura orienta que pessoas com síndrome respiratória procurem o hospital de campanha

Terra do Mandu / 05 junho 2020

A ida aos postos de saúde ou HCSL deve ser evitada para quem apresenta esses sintomas. Pouso Alegre tem hoje 133 casos de Covid-19, com dois pacientes internados.

Instalações da futura UPA 24H foram adaptadas para funcionar como hospital de campanha. Foto: divulgação prefeitura

A prefeitura de Pouso Alegre orienta que as pessoas que apresentarem sintomas gripais e respiratórias devem procurar o hospital de campanha, instalado no prédio da futura UPA, ao lado do Hospital das Clínicas Samuel Libânio. A ida aos postos de saúde ou ao HCSL deve ser evitada nesses casos, diz o comunicado.

O hospital de campanha já funciona para os primeiros atendimentos de casos suspeitos de novo coronavírus. “Não procure Unidade Básica de Saúde, não procure o Pronto Atendimento. Apresentou síndrome gripal, venha para o Hospital de campanha, onde será realizado ao atendimento, a triagem e o acompanhamento médico conforme a necessidade”, afirma o médico Joanderson Fernandes de Melo, responsável pelo hospital de campanha.

O médico destaca ainda que é necessário que todos compreendam como funciona a aplicação dos testes rápidos. Segundo ele, para que estes testes sejam aplicados, é necessário que o paciente apresente os sintomas por pelo menos 10 dias e que atenda a alguns critérios, que serão verificados uma equipe médica.

“Os testes rápidos necessitam de um período em que a pessoa apresente os sintomas, se enquadre nos critérios para que ele desenvolva o anticorpo, para que seja diagnosticado na realização do teste. Se esse anticorpo não estiver presente na corrente sanguínea, esse exame não será fidedigno, ele pode ser um falso negativo. Ele vai chegar aqui, ser atendido pelo médico, o médico vai seguir o protocolo de orientação do Ministério da Saúde e conforme esse protocolo a gente vai realizar esse teste ou não, dependendo do período de infecção que ele se encontra”, conclui o médico.

Teste rápido de Covid-19. Foto: divulgação prefeitura de Pouso Alegre – MG

Hospital de campanha

Desde o mês passado, o prédio das futuras instalações da UPA 24 Horas de Pouso Alegre passou a fazer os atendimentos para casos suspeitos de Covid-19. Foram colocados no local 26 leitos para dar suporte ao Hospital Samuel Libânio, em caso de necessidade de aumento de pessoas infectadas pelo vírus que precisem de internação.

Leitos preparados para atender pacientes com sintomas da Covid que precisarem de internação clínica. Foto: Divulgação prefeitura

Casos de Covid-19 em Pouso Alegre

O número de moradores de Pouso Alegre que já foram infectados pelo novo coronavírus chegou a 133, de acordo com o boletim epidemiológico da prefeitura, divulgado nesta sexta-feira (05). São seis novos casos registrados nas últimas 24 horas. Mais 12 pacientes estão recuperados da Covid-19, segundo os dados informados no boletim anterior.

Mais Lidas