Notícia

Monte Verde reabre ao turismo, mas com restrições

Magson Gomes / 04 junho 2020

Já na alta temporada, a ocupação nas pousadas, hotéis e casas de aluguel deverá ser de 40%. Monte Verde tem 4 mil leitos de hospedagem e é um dos principais destinos do turismo de inverno do Brasil. Nesse período, a ocupação era de 100%.

Imagem Divulgação/entrada de Monte verde

O distrito de Monte de Verde, em Camanducaia, Sul de Minas, reabre ao turismo a partir desta quinta-feira, dia 4 de junho. Os hotéis, pousadas e casas de aluguel podem receber hóspedes respeitando o limite de ocupação em 40%, entre outras regras. A flexibilização foi autorizada por decreto municipal e vale até o próximo dia 17. Os bares e restaurantes já estão abertos desde segunda-feira.

Monte Verde, na Serra da Mantiqueira, é um dos principais destinos turísticos de inverno do Brasil. A reabertura do setor de hospedagem coincide com a aproximação do Dia dos Namorados, data muito procurada pelos casais para uma viagem romântica. Monte Verde estava fechado para o turismo desde março, quando a pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil.

De acordo com o decreto da prefeitura, os estabelecimentos de hospedagem precisam assinar um termo de compromisso junto à secretaria municipal de Turismo, que terá acesso ao controle de reservas.

“Todas as reservas precisam ser colocadas no nosso sistema para podermos monitorar essa taxa de ocupação de 40% dos leitos”, explica a secretária de Turismo, Carolina Cerrato Tuller.

O decreto que flexibilizou a reabertura do turismo também exige que sejam colocados álcool nas entradas e saídas das pousadas e hotéis e que deem preferência para servir os hóspedes nos quartos. Em caso de utilização dos salões, que sejam utilizadas as mesmas regras que estão valendo para os restaurantes locais de distanciamento entre mesas, onde as refeições serão servidas, sem o serviço de buffet.

O serviço de higienização das áreas dos meios de hospedagem deve ser ainda mais rigoroso, principalmente após a troca de hóspedes. As áreas de saunas, salões de jogos, parquinhos infantis e outros espaços de práticas esportivas coletivas ou de contato devem permanecer fechados.

Conforme a secretaria de Turismo, Monte Verde tem 4 mil leitos de hospedagem. Nesse período de alta temporada de inverno a ocupação era de 100%.

De acordo com a secretária de Turismo de Camanducaia, no dia 17 de junho será feito um estudo sobre a evolução dos casos de Covid-19 no município para avaliar se mantém o setor aberto com a mesma taxa de ocupação ou se aumenta essa porcentagem ou ainda se voltar a fechar o serviço.

Casos de Covid-19

Camanducaia já confirmou 63 casos de novo coronavírus, até esta quarta-feira (03), segundo o boletim da prefeitura. Houve uma morte em decorrência da doença no município. A vítima foi um idoso, de 83 anos, que morava no distrito de Monte Verde.

Monte Verde entre os 10 lugares mais acolhedores do mundo

O distrito de Monte Verde é destino de milhares de brasileiros todos os anos. Mas também já aparece como um dos melhores destinos para turismo em todo o mundo. Cravado na Serra da Mantiqueira, suas belas paisagens e opções de hospedagens para relaxar, com trilhas e cachoeiras, fazem sucesso também entre os fãs de aventura.

Monte Verde – imagem Pousada SPA Mirante da Colyna.

Em pesquisa divulgada pelo Booking.com nesse ano, o destino foi eleito como um dos 10 lugares mais acolhedores do mundo. O distrito de Camanducaia ocupa a nona posição do ranking e é o único lugar do Brasil a aparecer entre os primeiros locais no mundo.

A lista foi baseada no quesito hospitalidade do Traveller Review Awards 2020, prêmio anual do site de reservas, que leva em conta as avaliações dos viajantes sobre estadias e experiências no site.

O principal período de visitação em Monte Verde é no inverno, mas em qualquer época do ano é possível encontrar turistas de diferentes pontos do Brasil. Os hotéis, pousadas e a prefeitura promovem eventos ao longo do ano, principalmente próximo dos grandes feriados para atrair cada vez mais visitantes.

Termômetro de rua em Monte Verde marca -3°C em 27/05/20 – Foto: Tom Araújo

Mais Lidas