Região

Sul de Minas registra temperaturas negativas e geadas

Magson Gomes / 27 maio 2020

Com -1,7°C Monte Verde registra a segunda menor temperatura do Brasil nesta quarta, segundo INMET. O recorde de frio ocorreu em todas as regiões de Minas. Fotos mostram locais cobertos de gelo. As geadas devem ser registradas até sexta-feira no Sul de Minas, Oeste e Alto Paranaíba.

Temperatura medida no bairro Reserva de Maria da Fé chegou a -2,1°C. Foto: William Siqueira, diretor de Turismo.

A madrugada desta quarta-feira (27) teve a menor temperatura do ano em todo o estado de Minas Gerais, com termômetros abaixo de 10°C em todas as regiões, exceto no Norte. Cidades do Sul de Minas registraram temperaturas negativas, com geada.

O distrito de Monte Verde, em Camanducaia, no Sul de Minas, registrou a segunda menor temperatura do Brasil, segundo as medições do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). A estação do distrito marcou -1,7°C, acima apenas de General Carneiro, no Paraná, que teve -1,8°C.

A meteorologista do INMET, Anete Fernandes, explica que o frio mais intenso permanece até sábado (30), quando a massa de ar polar fria e seca começa a dispersar. Essa massa que tem deixando o céu limpo, sem nuvens, que aumenta o frio e permite as geadas, que ainda devem ocorrer nesta quinta e sexta, mas sem temperaturas negativas.

As temperaturas nas estações do INMET são medidas seguindo os padrões internacionais e feitas em locais afastados das áreas urbanas, em espaços cercados. Os termômetros de rua e medições feitas por moradores de Monte verde e Maria da Fé mostram temperaturas ainda mais baixas.

Veja as temperaturas nas estações do INMET:

Monte Verde: -1,7° C

Maria da Fé: -0,3°C

Caldas: 0,9°C

Campos do Jordão (SP): -0,4°C

São Sebastião do Paraíso: 2,9°C

Belo Horizonte: 9,3°C

VEJA FOTOS DA GEADA NO SUL DE MINAS:

Termômetro de rua em Monte Verde marca -3°C – Foto: Tom Araújo

Frio em Monte Verde – Foto – Vitória Osti

Geada em Maria da Fé. Foto – William Siqueira – Dir de Turismo da cidade

Geada em Maria da Fé. Foto – William Siqueira – Dir de Turismo da cidade

Geada em Wenceslau Braz – Foto Osvaldo – Mantiqueira Abaixo de Zero

Geada em Delfim Moreira – Foto Rodrigo – Mantiqueira Abaixo de Zero

Mais Lidas