Pesquisa do IBOPE não encontrou coronavírus nas 250 pessoas analisadas em Pouso Alegre
Terra do Mandu / 27 maio 2020
Terra do Mandu / 27 maio 2020
Segundo um dos coordenadores do estudo, foram encontrados muito pouco casos de Covid-19 nas cidades pesquisas em Minas Gerais. Porém, com os resultados em outras cidades, a pesquisa aponta que há sete vezes mais pessoas infectadas pelo vírus no Brasil do que os números oficiais mostram.
Pesquisadores participaram de treinamento antes de ir a campo. Foto: Ascom prefeitura
O IBOPE Inteligência concluiu a primeira fase da pesquisa para saber a evolução do novo coronavírus no Brasil. Pouso Alegre foi uma das 133 cidades onde os pesquisaram aplicaram 250 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19. Segundo o próprio IBOPE, o vírus não foi detectado nas pessoas avaliadas na cidade. Elas foram escolhidas de forma aleatória.
O estudo é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), com financiamento do Ministério da Saúde, e tem o objetivo de mapear a ‘Evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional’. Um dos coordenadores da pesquisa, Pedro Hallal, afirmou, durante coletiva na página da universidade, que foram encontrados muito pouco casos de coronavírus em Minas Gerais.
Em Juiz de Fora (01 caso), Patos de Minas (01 caso), Teófilo Otoni (01 caso), Montes Claros (nenhum caso), Pouso Alegre (nenhum caso), Uberaba (nenhum), Uberlândia (nenhum) e Varginha (00). “Pelo menos nas cidades do interior que a gente conseguiu aplicar 200 testes ou mais, Minas Gerais parece ser um lugar que tem pouco caso mesmo. Minas tem pouco caso, mas não é um estado que tem bom resultado de distanciamento social, com taxa de 59%, enquanto nos melhores números de outros estados é próximo de 70% de isolamento social”, diz o pesquisador.
Ainda de acordo com o pesquisador, ao não encontrar caso nesses municípios, isso significa que a prevalência de casos é baixa, mas não zero.
Com dos dados de outras localidades, o estudo indicou que as principais cidades brasileiras têm sete vezes mais infectados pelo vírus do que os números oficiais mostrado pelos testes. Conforme o levantamento, apenas nos locais pesquisados, 760 mil pessoas estariam infectadas (com a margem de erro, o número ficaria entre 705 mil e 867 mil).
Uma nova etapa da pesquisa do IBOPE está prevista para ser realizada em Pouso Alegre nos dias 04 e 05 de junho, quando novamente 250 pessoas devem realizar testes para o coronavírus.
Pouso Alegre fez exames em 59% dos casos notificados
Em Pouso Alegre 59% dos casos notificados como suspeita para Covid-19 passaram por exames laboratoriais. Com 105 resultados positivos para a doença, de acordo com o boletim desta quarta-feira (27), a cidade tem o maior número de casos no Sul de Minas. E tem a maior taxa de exames realizados.
Das 1.915 notificações de pacientes com sintomas do novo coronavírus feitas pela secretaria municipal de Saúde, 1.127 passaram por exames de amostras para o diagnóstico da doença. Do total de exames realizados, 9% confirmaram a presença do vírus.
Os testes aplicados pelo IBOPE não estão nesses números de exames informados pela secretaria municipal de Saúde.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu