0

Árvore Grande: Praça da copaíba bicentenária é revitalizada em Pouso Alegre

Terra do Mandu
26/05/2020

Segundo a prefeitura, as obras de reforma da praça garantiram que a árvore não fosse afetada e passasse a integrar um espaço agora totalmente revitalizado.

Praça recebeu novos bancos, calçamento e plantas nos jardins. Foto: Ascom prefeitura

Quando voltar a recomendação para as pessoas irem para as ruas e praças da cidade, os moradores do entorno do bairro Árvore Grande terão um novo espaço de lazer. Nesta semana, a prefeitura concluiu as obras de revitalização da Praça da Árvore Grande.

O serviço incluiu a ampliação de calçadas, criação de áreas de convivência, implantação de uma academia ao ar livre, instalação de brinquedos adaptados e rampas de para cadeirantes. Também foram colocados novos bancos de madeira, piso intertravado e um projeto paisagístico com plantas no jardim da praça.

Na praça fica a copaíba que, segundo estudos, já passou dos 200 anos, dá nome ao bairro e já foi ponto de encontros de milhares de famílias. A árvore é tombada pelo Patrimônio Público e Cultural de Pouso Alegre.

Nos últimos anos, a árvore perdeu parte do seu tronco e a outra parte que está de pé “está morta”, segundo a superintendência municipal de Cultura.

Copaíba bicentenária é tombada pelo patrimônio cultural de Pouso Alegre. Foto: Ascom prefeitura

No ano passado, foi iniciado um trabalho de conscientização dos moradores sobre a preservação para manter a copaíba de pé por mais tempo. O trabalho foi realizado através de uma parceria entre prefeitura e o curso de biologia da Univás.

Segundo o biólogo e vice-coordenador do curso, Farley Soares, a copaíba está com a sanidade comprometida devido ao seu ciclo natural de ser uma árvore centenária e apresenta doenças como alguns fungos. “Depois do seu crescimento e desenvolvimento, agora ela entrou no estágio mais avançado. É um estágio de velhice mesmo, que acaba tendo suas partes danificadas”, afirmou o professor ao falar sobre a parceira.

Segundo a prefeitura, as obras de reforma da praça garantiram que a árvore não fosse afetada e passasse a integrar um espaço agora totalmente revitalizado.

Vista aérea da praça da Árvore Grande. Foto: Ascom prefeitura

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

TV Terra do Mandu