Polícia

Polícia Civil prende dois suspeitos por venda ilegal de “chumbinho”, substância proibida no Brasil

Terra do Mandu / 15 maio 2020

O agrotóxico aldicarbe, conhecido como ‘chumbinho’ está proibido no país desde 2012. Segundo a Anvisa, a raticida responde por quase 60% (4.800) dos 8 mil casos anuais de intoxicação ligados a “chumbinho” no Brasil.

Polícia Civil prende suspeitos por venda ilegal de “chumbinho”, substância proibida no Brasil. Foto: Polícia Civil MG

A Polícia Civil prendeu dois homens, de 57 anos e 58 anos, por venda ilegal do agrotóxico aldicarbe, mais conhecido como ‘chumbinho’, na manhã desta sexta-feira (15), em Itajubá, Sul de Minas. As prisões ocorreram durante cumprimento de mandado de busca e apreensão, após um mês de investigação.

A substância estava senda vendida em dois estabelecimentos agropecuários de da cidade. Foram encontrados dez frascos de “chumbinho” e 88 frascos sem rótulo, com uma substância ainda não identificada.

Em 2012, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento decidiram retirar do mercado brasileiro o agrotóxico aldicarbe, usado irregularmente para o controle doméstico de ratos.

Segundo o órgão, esse tipo de raticida responde por quase 60% (4.800) dos 8 mil casos anuais de intoxicação ligados a “chumbinho” no país. O chumbinho é um produto clandestino altamente tóxico, em geral um veneno agrícola, que não tem autorização do governo para combater pragas de animais. É vendido sob a forma de grãos de cor cinza-escura ou grafite, que lembra o chumbo – daí o nome.

A operação realizada hoje em Itajubá foi acompanhada por técnicos do IMA (Instituto do Mineiro de Agropecuária), e realizada pela Delegacia Adjunta de Meio Ambiente, sob a coordenação da Delegada Dr. Sarah dos Santos.

Em um dos locais ainda foram apreendidos 19 cartuchos de calibre .45 intactos.

Material apreendido em Itajubá, durante a operação. Foto: PCMG

Mais Lidas