No decreto anterior já havia a recomendação, agora, passa ser obrigatório o uso da máscara para utilizar transporte e acessar estabelecimentos. Quem descumprir a medida poderá ser multado. O uso da máscara para quem estiver transitando pelas ruas continua como recomendação. Pouso Alegre é a cidade da região com o maior número de casos de Covid. São 58 confirmados, sendo três mortes.
Nesta segunda-feira (11), o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, assinou um novo decreto municipal (Nº 5.152/2020) que torna obrigatório o uso de máscaras na cidade. A proteção facial deverá ser utilizada para quem for andar em ônibus circulares (transporte públicos), fretamento, táxi e por aplicativo. Também é obrigatório para entrar em repartições públicas, estabelecimentos comerciais e industriais, templos religiosos e demais locais fechados.
De acordo com o decreto ficam os estabelecimentos obrigados a exigir o uso de máscaras por “servidores, empregados, colaboradores e clientes para acesso às suas dependências”, sendo autorizada a restrição de entrada e permanência de pessoas sem máscara ou cobertura sobre o nariz e a boca.
Outra exigência presente no decreto é que os estabelecimentos coloquem cartazes informativos sobre a forma de uso correto das máscaras, bem como constando o número máximo de pessoas permitidas ao mesmo tempo no local.
A recomendação é que a população utilize máscaras alternativas feitas de tecido ou outros materiais a fim de que as máscaras cirúrgicas (escassas no mercado) sejam destinadas aos profissionais da saúde. O descumprimento das regras do decreto poderá acarretar em multa para o cidadão que cometer a irregularidade.
Leia a íntegra do decreto: DECRETO Nº 5.152 DE 11 DE MAIO DE 2020.
Veja o vídeo:
Casos de Covid em Pouso Alegre
Nesta segunda-feira, a prefeitura de Pouso Alegre confirmou mais cinco casos de novo coronavírus na cidade. Agora são 58 pessoas já infectadas com a Covid-19. Desse total, 31 estão curados, 23 estão em isolamento domiciliar, 3 pessoas morreram e 1 pessoa está internada em UTI.
Conforme o boletim de hoje, Pouso Alegre tem uma morte suspeita em investigação. Outros dois pacientes estão internados com a suspeita da doença.
Na Regional de Saúde
Com a confirmação da primeira morte por Covid-19 em Itajubá, chega a 16 óbitos em decorrência da doença na Regional de Saúde de Pouso Alegre. Ao todo, 26 cidades da regional têm casos da doença confirmados, um total de 234 resultados positivos para novo coronavírus.
Pouso Alegre e Extrema continuam como as cidades que têm mais moradores contaminados. São 58 em Pouso Alegre, com três mortes e 48 em Extrema, também com três mortes por Covid-19. O total de casos é a soma de confirmações, mais os óbitos.
As mortes por Covid-19
As 16 mortes confirmadas na Regional de Pouso Alegre pela SES-MG foram 03 mortes em Pouso Alegre; 03 mortes em Extrema; 03 em Poços de Caldas; 02 mortes em Paraisópolis; 01 em Ouro Fino; 01 morte em Bueno Brandão; 01 em Itajubá; 01 em Itapeva e 01 morte em Toledo.
Os 234 de Covid na Regional de Saúde, segundo a secretaria estadual de Saúde:
- Pouso Alegre – 58
- Extrema – 48;
- Poços de Caldas – 27;
- Cambuí – 19;
- Itajubá – 14;
- Camanducaia – 08;
- Senador Amaral – 07;
- Toledo – 06;
- Ouro Fino – 05;
- Estiva – 04;
- Brazópolis – 04
- Itapeva – 04;
- Paraisópolis – 04;
- Senador José Bento – 04;
- Munhoz – 03;
- Bom Repouso – 03;
- Wenceslau braz – 03.
- Borda da Mata – 02;
- Caldas – 02;
- Piranguçu – 02;
- Congonhal – 01;
- Bueno Brandão – 01;
- Espírito Santo do Dourado – 01;
- Ipuiúna – 01;
- Santa Rita do Sapucaí – 01;
- São João da Mata – 01.