Notícia

Dá negativo para Covid-19 resultado de exame de dentista que teve esposa infectada; clínicas do casal chegaram ser interditadas

Magson Gomes / 27 abril 2020

Clínicas do casal chegaram a ser interditadas após os dentistas permanecerem atendendo com a suspeita da doença. Segundo advogado do casal, clínicas já foram liberadas.

Umas das clínicas interditadas foi essa em Santa Rita do Sapucaí. Foto: Ascom prefeitura de SRS

O exame de amostras de material genético do dentista, de 43 anos, que teve a esposa infectada com o novo coronavírus, deu negativo para a presença do vírus no organismo dele. O dentista foi considerado como suspeito da Covid-19 depois que a esposa testou positivo para a doença. O resultado dela saiu no dia 17.

O casal de dentista chegou a ter três clínicas odontológicas interditadas pelas vigilâncias sanitárias de Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e Congonhal. O motivo das interdições foi que o casal continuou atendendo mesmo com os sintomas da doença.

De acordo com nota da própria clínica, divulgada através do advogado, a dentista que teve a confirmação da Covid-19 só foi para o isolamento após ser comunicada que o exame havia dado positivo.

A primeira clínica interditada foi a matriz, que fica em Pouso Alegre e pertence ao casal. A interdição foi na noite de sexta-feira, dia 17.

De acordo com a prefeitura de Pouso Alegre, houve de que um profissional dentista do estabelecimento com suspeita do novo coronavírus estava realizando atendimentos agendados, descumprindo Nota Técnica do governo de Minas que proíbe esse tipo de atendimento durante a pandemia da COVID-19.

No dia seguinte, sábado, duas outras clínicas que pertencem ao casal de dentistas foram interditadas em Santa Rita do Sapucaí e Congonhal.

Exame da dentista

Segundo o advogado do casal, Carlos Laraia Filho, a dentista não apresentava sintomas e fez o exame por vontade própria, já que atua na área da saúde.

“Ela estava atendendo, mas estava assintomática. Não tinha sintoma nenhum. E atendeu até ter o resultado. Ela foi comunicada às 13h30 do exame e não voltou à tarde para atender”, disse o advogado em matéria publicada na semana passada.

Ainda conforme o advogado, a dentista continuou sem sintomas da Covid-19. Ele afirma que não houve nenhum tipo de orientação para os dentistas ficarem em isolamento

CRO-MG informa que dentistas poderão sofrer penalidades com até suspensão de registro

O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO-MG), Raphael Castro Mota, afirmou que o caso é muito grave. “Logicamente que, se materializado os fatos, poderá haver uma punição das mais graves previstas na nossa lei, com suspensão da carteira profissional, cassação do exercício da profissão e com desdobramento penais que prevê detenção e multa”, afirmou Mota ao Terra do Mandu.

 

Mais Lidas