Obrigatoriedade começa a valer nesta sexta-feira, dia 24. Prefeito justiça que o aumento dos casos na cidade exige as medidas.
O prefeito de Extrema, João Batista da Silva, baixou um decreto obrigando o uso de máscaras por todas as pessoas que transitarem por espaços públicos ou comércio da cidade. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (23) e já passa a vigorar nesta sexta, dia 24.
O prefeito justifica o aumento de casos do novo coronavírus na cidade para implantar as medidas. “Demandando a adoção urgente de medidas extraordinárias de prevenção, controle e contenção de riscos e danos à saúde pública, evitando-se a disseminação da doença”, inicia o texto do decreto.
“Fica determinada a obrigatoriedade, por tempo indeterminado, do uso de máscara facial não profissional ou cobertura sobre o nariz e a boca em todos os espaços públicos, equipamentos de transporte público coletivo, estabelecimentos comerciais, industriais, bancários e de serviços em funcionamento no Município de Extrema”, diz o documento.
De acordo com o decreto, os estabelecimentos poderão impedir a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscara ou cobertura sobre o nariz e a boca.
Toque de recolher
O documento ainda traz novo período de toque de recolher na cidade. A partir desta sexta até o dia 03 de maio haverá toque de recolher entre as 18h e 06h em todo território do município.
“DO TOQUE DE RECOLHER Art. 5º – Fica instituído TOQUE DE RECOLHER, em todo o território do Município de Extrema, ficando restrita a circulação de pessoas nos logradouros públicos, no período compreendido entre as 18:00 horas e 6:00 horas do dia seguinte, nas seguintes datas: 24, 25, 26, 27, 28, 29 e 30 de abril de 2020; bem como em 01, 02 e 03 de maio de 2020”.
Veja a íntegra do decreto aqui: Decreto uso de máscara e toque de recolher
Pelo segundo dia consecutivo, Extrema não registrou novos casos da doença. A cidade continua com 21 casos de Covid-19. São 12 pacientes curados, 03 internados em hospitais, cinco em isolamento domiciliar e uma morte.