Região

Três clínicas onde dentistas com suspeita de Covid-19 fizeram atendimentos são interditadas

Magson Gomes / 18 abril 2020

Duas clínicas foram interditadas neste sábado (18), sendo uma em Santa Rita do Sapucaí e outra em Congonhal. Ontem, uma unidade já havia sido interditada em Pouso Alegre pela Vigilância Sanitária, após denúncias de que o casal de dentistas mantinha atendimento, mesmo com a recomendação de isolamento por suspeita de coronavírus. Um deles teve o resultado confirmado para a doença nesta sexta. Clientes das clínicas serão monitorados.

Pelo menos 120 clientes atendidos no período serão submetidos a exames de Covid-19. Foto: Ascom prefeitura de SRS

Na manhã deste sábado (18), as vigilâncias Sanitária e Epidemiológica das cidades de Santa Rita do Sapucaí e de Congonhal, no Sul de Minas, interditaram mais duas clínicas odontológicas onde o casal de dentistas que descumpriram a orientação de ficar em quarentena após suspeita de estarem contaminados com o novo coronavírus continuaram atendendo.

Ontem (17), a Vigilância Sanitária de Pouso Alegre já havia isolada a clínica no Centro da cidade após receber denúncia de que o dentista que deveria estar em quarentena estava atendendo no local.

De acordo com a secretária municipal de Saúde de Santa Rita do Sapucaí, Maria Elizabete Rezende, o resultado confirmando que a dentista está com Covid-19 saiu nesta sexta-feira. Os primeiros sintomas teriam surgido no dia 11.

O marido, também dentista, não teria apresentado sintomas da doença. Mas, segundo a secretária de Saúde, ele também deveria ficar em isolamento porque é um possível infectado com o coronavírus.

“A informação que nós temos é que ela fez atendimentos na clínica em Santa Rita até o último dia 06. Ele atendeu até o dia 14”, informa Maria Elizabete.

A secretária de Saúde fez um boletim de ocorrência na Polícia Militar contra os dentistas. O conselho regional de odontologia acompanhou a interdição da clínica em Santa Rita do Sapucaí. Ainda não conseguimos informação de quais medidas serão tomadas pelo CRO contra o casal de dentistas.

Segundo a secretaria de Saúde de Congonhal, apenas o dentista atendia em um consultório da cidade. O profissional fez atendimentos na última quinta-feira no local. Neste sábado, fiscais da prefeitura lacraram o estabelecimento.

Clientes atendidos deverão passar por exames de Covid-19

A prefeitura de Santa Rita do Sapucaí irá fazer exames de novo coronavírus em todos os pacientes atendidos pelo casal no período que deveriam estar em quarentena.

A lista já está com a secretária de Saúde. São 120 pessoas atendidas pelos dentistas que serão examinadas.

“E todos os atendimentos realizados nesse período pelos dentistas foram através de agendamentos, ou seja, consultas que poderiam ser adiadas, canceladas, já que não era um tratamento urgente”, diz a secretária de Saúde de SRS.

Situação em Pouso Alegre

A Vigilância Epidemiológica de Pouso Alegre agora terá o trabalho de procurar os clientes atendidos na clínica pelos dentistas nesses últimos dias para monitorar a situação de saúde deles.


Mais Lidas