Pouso Alegre

Polícia Civil irá investigar quem produzir e divulgar fake news sobre coronavírus em Pouso Alegre

Terra do Mandu / 31 março 2020

Representantes da prefeitura formalizaram um boletim de ocorrência sobre falsificações de dados divulgados pelo município, assim como informação falsa de estado de saúde de pacientes. Os responsáveis podem pegar até seis anos de prisão.

Uma das notícias falsas soltadas em Pouso Alegre. Foto: reprodução

Diante da crise do novo coronavírus que atinge o mundo inteiro, surgem também as fake news que atrapalham ainda mais o trabalho das autoridades. Em Pouso Alegre não é diferente. Por aqui, informações falsas têm rodado das redes sociais.

Até mesmo os boletins oficiais divulgados diariamente pela prefeitura tem sido alvo de criminosos que alteram os números apresentados e repassam o boletim fake, com informações falsas.

Em outra fake news que rodou as redes sociais no último domingo (29/03) foi de que uma idosa com coronavírus havia falecido na cidade. Porém, a idosa diagnosticada com covid-19 não chegou a ser hospitalizada. Ela se recupera em casa desde que apresentou os sintomas e teve o material coletado para exame.

“Essa prática, além de criminosa, é repugnante, pois atrapalha as autoridades sanitárias e de saúde, causa desinformação da população e, obviamente, aumenta o risco a que nossos concidadãos estão expostos”, diz nota da prefeitura.

De acordo com o delegado Regional, Renato Gavião, os casos de divulgação das chamadas fake news em Pouso Alegre serão investigados e punidos de acordo com Art. 297 do Código Penal, que prevê reclusão de dois a seis anos e multa para o caso de falsificação de informações públicas.

“Estamos em um momento que precisa muito mais de nossa postura humana, solidária e de união. Agir de forma a prejudicar tanto a saúde física quanto a saúde mental com mentiras devem ser contidas e aplicadas as devidas sanções”, explica o delegado da Polícia Civil.

COMO DENUNCIAR

Toda e qualquer informação sobre fake news devem ser denunciadas através do WhatsApp (35) 99235-1017, telefone (35) 3429-5600 e pelo e-mail policiacivil.regionalpa@gmail.com.

Mais Lidas