0

Minas tem 128 casos confirmados de covid-19; Sul de Minas continua com 1 confirmado

Terra do Mandu
23/03/2020

A morte de um paciente em Cruzília com sintomas do coronavírus é investigada.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta segunda-feira (23), Minas Gerais tem 128 casos confirmados de pessoas infectadas com o coronavírus, causador da doença covid-19. Desse total, o Sul de Minas continua com um caso confirmado, que é uma mulher, de 34 anos, que mora em Poços de Caldas.

O número de notificações em investigação, segundo a SES-MG, é de 7.766. Outros 255 casos já foram descartados. Nenhuma morte está confirmada em Minas.

A partir dessa segunda, a SES-MG não está mais divulgando o detalhamento dos casos suspeitos por município, considerando que o Ministério da Saúde classificou todo o país como transmissão comunitária.

INVESTIGA MORTE EM CRUZÍLIA

A prefeitura de Cruzília, próximo a São Lourenço, informou que a morte de um paciente com sintomas do coronavírus está sendo investigada. A morte aconteceu nesta segunda-feira no hospital da cidade. O paciente se enquadrava no grupo de risco e tinha sido internado por outros problemas de saúde. Mais detalhes não foram informados pela prefeitura.

DADOS DE POUSO ALEGRE

Segundo o boletim local da secretaria municipal de Saúde de Pouso Alegre, na cidade são 65 casos suspeitos, onde os pacientes, em sua maioria, apresentam os sintomas leves da doença covid-19.

MEDIDAS ADOTADAS EM POUSO ALEGRE

A prefeitura está fazendo a desinfecção de áreas públicas para eliminar possível presença de coronavírus nas superfícies.

O decreto nº 5.124 da prefeitura de Pouso Alegre, editado na sexta-feira (20), determinou o fechamento da maior parte do comércio da cidade como medida para evitar o alastramento do novo coronavírus.

De acordo com o decreto, apenas os serviços considerados essenciais permanecerão abertos. Entre eles estão supermercados, farmácias, casas lotéricas, Correios, empórios e postos de combustíveis. O que significa que ainda haverá circulação de pessoas pelas ruas da cidade, porém em menor número.

O decreto ainda proíbe a aglomeração de pessoas nas ruas e demais espaços públicos de Pouso Alegre e prevê, caso necessário, o uso da força policial para dispersar essas aglomerações.

O serviço de Zona Azul estará suspenso em Pouso Alegre a partir dessa segunda-feira (23). Multas que tenham sido aplicadas na sexta-feira (20) e neste sábado (21), quando a cobrança ainda era realizada, serão canceladas.

DECRETOS PUBLICADOS

Na terça-feira (17) o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (DEM), assinou o decreto municipal nº 5.117 que declara situação de emergência em saúde pública no município em razão da pandemia do novo coronavírus. Simões assinou ainda o decreto nº 5.118 que institui o Comitê de Operações de Emergência de Saúde do COVID-19 (COES – Pouso Alegre – COVID 19).

O Comitê de Operações de Emergência de Saúde do Covid-19 é composto por autoridades e representantes da área da saúde e comércio da cidade de Pouso Alegre, que fará reuniões periódicas para avaliar a evolução do avanço da doença na cidade e apresentar medidas para a contenção da doença. Novos decretos poderão ser publicados, caso ocorra evolução da epidemia.

As duas medidas já tinham sido anunciadas na segunda-feira (16/03) durante reunião realizada na prefeitura com a presença de outras autoridades. Diferente do que foi anunciado na reunião, o decreto aumenta o tempo de aulas suspensas na rede municipal, passando ser entre os dias 18 e 31/03.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.