Bloqueio ao coronavírus: A entrada de pessoas é controlada com a ajuda da PM e fiscais das prefeituras.
Algumas cidades da região de Pouso Alegre, aqui no Sul de Minas, estão fechando suas entradas. Os prefeitos assinaram decretos restringindo os acessos de pessoas e veículos como forma de evitar a disseminação da pandemia do novo coronavírus. Apenas quem tem comprovação da necessidade de entrar ou sair poderão passar pelos locais.
Em São Sebastião da Bela Vista a medida começou a valer no início da noite deste sábado (21). Caminhões e máquinas da prefeitura bloquearam as entradas da cidade. A entrada de pessoas e carros será controlada e restrita.
Segundo a prefeitura, não será permitida a entrada de pessoas vindas de locais onde há casos de transmissão comunitária do coronavírus, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Moradores da cidade devem pedir para parentes não irem visita-los, recomenda o prefeito Augusto Hart.
A mesma medida também foi adotada em Brazópolis, que teve as entradas da cidade fechada na sexta-feira (20). Segundo a prefeitura, está proibido o acesso a pessoas vindas de outras localidades, salvo justificativas bem fundamentadas.
“Os ônibus continuaram a transitar, mas por uma única entrada (km 17, placa do Rotary), e serão devidamente inspecionados pela Vigilância Sanitária”.
A movimentação dos próprios brazopolenses deve ser evitada. O isolamento dentro das residências é a medida recomendada mundialmente para se evitar a disseminação do coronavírus.
O município de Gonçalves, local com muitas pousadas, também está com restrições em suas entradas. As estradas de ligação Campestre-Serrano e Atrás da Pedra-Venâncios estão interditadas. Há restrição de passagem no Portal e na bifurcação de acesso ao Sertão do Cantagalo e ao Distrito dos Costas.
Outras cidades que também estão com essas medidas são Caldas, Santa Rita de Caldas, Ibitiúra de Minas e Senador José Bento.