Notícia

IFSULDEMINAS transforma bebidas apreendidas pela Receita Federal em álcool em gel

Terra do Mandu / 20 março 2020

A estimativa é que sejam produzidos seis mil litros de álcool em gel 70% a partir de 20 mil litros de bebidas alcoólicas doadas ao IFSULDEMINAS através de parceria com a delegacia da Receita Federal em Poços de Caldas.

Bebidas apreendidas em operações contra contrabando serão transforadas em álcool em gel. Foto: Ascom IFSULDEMINAS

 

Técnicos do Campus Inconfidentes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) iniciaram nesta quinta-feira (20) a produção de álcool em gel para o auxílio na higienização de combate ao novo coronavírus. O antisséptico está sendo produzido a partir de bebidas alcoólicas apreendidas em operações da Receita Federal.

A primeira remessa enviada pela delegacia da Receita Federal em Poços de Caldas para o IFSULDEMINAS é de 20 mil litros de bebidas com diferentes teores de álcool na sua composição. A estimativa é que sejam transformados em seis mil litros de álcool em gel.

“Recebemos o carregamento e, agora, iremos testar a concentração média de álcool neste lote, em laboratório, para ter mais precisão de quanto conseguiremos produzir. Por exemplo, se a concentração de álcool por garrafa for de 18%, precisaremos elevar a taxa até atingir os 70% necessários para a eficácia do antisséptico. Quanto mais álcool na bebida, maior a produção”, explica coordenador do projeto no IFSULDEMINAS, o engenheiro químico Eduardo Rodrigues.

Na parceria estabelecida entre as instituições, Receita fica responsável pelo envio de bebidas apreendidas em operações contra o contrabando e o descaminho feitas no Sul de Minas, enquanto o Instituto entra com a mão de obra especializada e a tecnologia para converter bebida alcóolica em álcool etílico hidratado e, posteriormente, álcool gel.

Como acontece a transformação 

O processo que transforma o material doado em antisséptico em gel ocorre em duas etapas. Primeiramente, a bebida é colocada em uma máquina retificadora, que corrige a concentração de álcool no líquido, até chegar aos 70%. Depois disso, começa a segunda fase do processo: a gelificação. O álcool etílico hidratado a 70% é levado para um laboratório, onde passa por homogenização, adicionamento de reagentes e controle de acidez, que o irá espessar, dando-lhe textura de gel. Depois de pronto, o produto é envasado para, finalmente, ser distribuído.

O rendimento e a agilidade do processo são considerados ótimos pelo engenheiro químico responsável. “Em poucas horas, o transformamos em gel, no laboratório, e o procedimento, neste caso, não interfere no rendimento, ou seja, um litro de álcool líquido resulta na mesma quantidade dele em gel”, informou Rodrigues.

Maquinário é o único do estado, fora das indústrias de bebidas. Foto: Ascom IFSULDEMINAS

Tecnologia

O maquinário do Campus Inconfidentes é a único instalado no Estado de Minas Gerais, fora os que existem em indústrias de bebidas. Ele é utilizado desde 2015 na produção de etanol, usado para abastecer a frota de automóveis da instituição, e de álcool, empregado na higienização do campus e como insumo, em laboratórios. A fabricação desses produtos é possibilitada devido às parcerias com produtores de cachaça da região (que oferecem ao campus as impurezas da destilação, proibidas de comercialização, conhecidas como “cabeça” e “calda”) e com a própria Receita Federal, com as doações.

Destinação da produção

Segundo o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, um dos articuladores da ação, a produção do antisséptico será voltada para as nove unidades da instituição, Receita Federal de Poços de Caldas e entidades beneficentes cadastradas junto ao IFSULDEMINAS e outras, que se mostrarem interessadas.

“O papel do Instituto vai além de oferecer um ensino de qualidade. Nós temos o dever de devolver à sociedade todo o investimento público direcionado à instituição. Para isso, usamos nossa estrutura e profissionais em projetos e iniciativas como a de agora. Somos sensíveis ao que a população está passando e queremos contribuir sempre de alguma forma. Se o álcool gel está em falta no mercado, ou se está caro, vamos buscar parcerias para fabricá-lo e doá-lo”, enfatizou o reitor, explicando, ainda, que a logística de distribuição está em fase de estudos.

O reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, e o auditor fiscal Michel Lopes Teodoro, responsável pela Delegacia da receita Federal em Poços de Caldas, assinam na parceria. Foto: Ascom IFSULDEMINAS

Mais Lidas