Notícia

Salta para 140 o número de casos suspeitos de coronavírus no Sul de Minas, em Pouso Alegre são quatro

Magson Gomes / 19 março 2020

No estado são 29 casos confirmados, com mais de 2 mil suspeitos.

O número de casos suspeitos de pessoas infectadas com o novo coronavírus no Sul de Minas saltou para 140, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado na tarde desta quinta-feira (19) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Os casos suspeitos estão espalhados por 34 cidades da região. Destaque para Passos, com 25 suspeitas, e Varginha, com 22 suspeitas. Pouso Alegre agora aparece com quatro casos suspeitos. Até ontem era um caso suspeito.

No estado, até o momento, foram notificados 2.273 casos de infecção humana pelo COVID-19. Destes casos, 104 foram descartados, 2.140 estão em investigação como suspeitos e 29 casos foram confirmados.

Os casos confirmados são nos seguintes municípios: Belo Horizonte (18 casos); Coronel Fabriciano (1 caso); Divinópolis ( 1 caso); Ipatinga ( 1 caso); Juiz de Fora ( 2 casos) Nova Lima ( 2 caso) Patrocínio ( 1 caso); Sete Lagoas ( 1 caso); Uberlândia (2 casos).

MEDIDAS ADOTADAS PARA EVITAR ALASTRAMENTO

Com o avanço do número de casos confirmados e suspeitas em análise, as autoridades também aumentam as restrições de circulação das pessoas.

Em Pouso Alegre, a prefeitura e a Associação Comercial (Acipa) divulgaram vídeos de que, a partir desta sexta-feira (20), está suspenso o funcionamento de alguns estabelecimentos, como academias, bares, cinemas, casas de eventos, clubes. Os restaurantes poderão funcionar apenas em sistema delivery.

Os sindicatos do comércio definem medidas para o enfrentamento do coronavírus em Pouso Alegre e região. As regras valem para comerciantes de 46 cidades do Vale do Sapucaí e propõem alternativas como férias individuais e coletivas, banco de horas e liberação de funcionários que estevem nos grupos de risco.

Além disso, várias outras medidas já vinham sendo adotadas. A prefeitura de Pouso Alegre já havia emitido um decreto de emergência em saúde onde suspende aulas municipais e cria comitê de enfrentamento ao coronavírus.

Universidades e faculdades também já suspenderam as aulas até o início do mês de abril. A delegacia de Polícia Civil funciona em regime de plantão. Bancos funcionam normalmente, mas restringindo a quantidade de clientes que são atendidos por vez.

Mais Lidas