De acordo com o chefe do cartório eleitoral de Pouso Alegre, nada poderia ser feito com aparelho para finalidades eleitorais. Os dados são criptografados e inseridos a cada eleição.
A Polícia Militar encontrou uma urna eletrônica na casa de um presidiário, em Monte Sião, nesta terça-feira (03). De acordo com a PM, o equipamento foi apreendido durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão realizada na residência do homem, de 51 anos, que está preso no presídio de Pouso Alegre. Com o mandado, a PM procurava armas na casa do homem, que está preso há 15 dias.
Ainda conforme a polícia, o aparelho estava sem a número de patrimônio e, possivelmente, tenha sido furtada na cidade em 2016. A urna apreendida foi encaminhada para a delegacia da Polícia Civil.
Segundo o chefe do cartório eleitoral de Pouso Alegre, Milton Gonçalves Junior, essa urna eletrônica não tem nenhuma utilidade. A cada eleição, a Justiça Eleitoral cria um novo sistema para ser inserido nas urnas eletrônicas e esse sistema é criptografado. Além disso, explicou o chefe do cartório, os dados dos eleitores e candidatos também são diferentes.
Em ano eleitoral, como agora em 2020, as urnas eletrônicas são preparadas, tendo todos os dados inseridos nos cartórios, meses antes das eleições.