Prefeitura de Pouso Alegre lança campanha de conscientização sobre limpeza da cidade

Terra do Mandu / 02 março 2020

Em Pouso Alegre são coletadas 110 toneladas de lixo por dia. A prefeitura gasta cerca de R$ 1,5 milhão por mês com o serviço de limpeza urbana. Campanha quer orientar a população a deixar o lixo na rua apenas na hora que o caminhão for passar. Um aplicativo será lançado para ajudar nesse monitoramento. VEJA ABAIXO OS HORÁRIOS DA COLETA DE LIXO EM CADA BAIRRO DA CIDADE.

Voluntário coleta lixo em rio de Pouso Alegre. Foto: Divulgação prefeitura

A prefeitura de Pouso Alegre lançou a campanha “Pouso Alegre Sempre Limpa” onde o objetivo é mostrar a importância da participação da população para o funcionamento adequado do serviço de descarte e coleta de lixo na cidade.

O município gasta por mês, em média, R$ 1,5 milhão com o serviço de limpeza urbana, somando equipes de varredores, coleta de lixo e aterro sanitário, que é pago por tonelada.

Por dia, em Pouso Alegre coletadas 110 toneladas de lixo. São caminhões rodando o dia inteiro pelas ruas dos mais de 250 bairros para pegar o que os moradores e comerciantes descartam. Há ainda os serviços de coleta seletiva e cata-treco, que recolhe materiais maiores como móveis e eletrodomésticos velhos.

“Todas estas ações não bastam e não terão resultado satisfatório se não houver a participação e conscientização da população para o descarte correto. É fundamental que os moradores também façam a sua parte, ensacando seu lixo de forma adequada e o colocando na calçada ou lixeira, para o recolhimento na hora certa”, afirma o secretário municipal de Obras, Rinaldo Oliveira.

As ações da campanha já tiveram início. Além da divulgação através dos veículos de comunicação, está previsto o lançamento de um aplicativo que irá monitorar o deslocamento dos caminhões coletores.

Dessa forma, o morador vai conseguir acompanhar o trajeto do caminhão que passa na sua rua e levar o lixo apenas momentos antes do veículo passar, evitando que o material fique espalhado pelas calçadas.

Segundo a prefeitura, o lixo colocado antes do horário também contribui com os problemas de enchentes e alagamentos em Pouso Alegre. O lixo que as pessoas colocam na rua bem antes do caminhão passar, quando vem a chuva, a enxurrada sai arrastando aquele material e entupindo os bueiros.

Ainda de acordo com a prefeitura, a ação pretende estimular atitudes conscientes para todos os dias entre os moradores. “É preciso que todos estejam juntos na luta por uma cidade campeã em limpeza urbana. Com a conscientização da população, a prefeitura visa proporcionar uma cidade mais limpa, com mais saúde e meio ambiente sustentável. Isso também gera impactos positivos na qualidade de vida da população”, reforça Rinaldo.

VEJA OS HORÁRIOS E BAIRRO DA COLETA DE LIXO URBANO.

SERVIÇOS CATA-TRECO E COLETA SELETIVA

Coleta seletiva é feita através de agendamento, em parceria com a ACAMPA. Foto: Divulgação prefeitura

Além da coleta do lixo urbano feito pelos caminhões, a prefeitura tem o serviço Cata-Treco e a Coleta Seletiva.

O Cata-treco é uma alternativa para o descarte de objetos de grande porte em desuso, como móveis, colchões e eletrodomésticos que, sem destino correto são, muitas vezes, deixados nas ruas.

O serviço pode ser acionado através do site www.pousoalegre.mg.gov.br . Na opção “Coleta de Cata-treco”, há um formulário que deve ser preenchido com endereço, e-mail e descrição dos objetos descartados. O serviço é gratuito, após o agendamento de data para retirada dos objetos.

A Coleta Seletiva é feita em parceria com a ACAMPA (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Pouso Alegre) e recolhe produtos recicláveis, como papelão, plásticos, metais e vidros. A coleta deve ser agendada pelo telefone 4102-3138, das 8h às 16h de segunda a sexta-feira. Os resíduos destinados à reciclagem devem ser separados do lixo comum, acondicionados de modo correto e deixados em frente ao domicílio, no dia estabelecido para a coleta.

Mais Lidas