Notícia

Nova Mesa Diretora da Câmara de Pouso Alegre retira homenagens de sessões ordinárias; veja outras mudanças

Magson Gomes / 07 janeiro 2020

Nos últimos anos, cresceu o número de homenagens a pessoas e instituições feitas por vereadores, com entregas de diplomas no início de cada sessão. Outras mudanças no funcionamento do Legislativo foram anunciadas em coletiva de imprensa pelo presidente, vereador Rodrigo Modesto (PTB). ASSISTA A REPORTAGEM EM VÍDEO:

Durante entrevista coletiva no primeiro dia de trabalho, nesta segunda-feira (06), a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pouso Alegre anunciou alterações no funcionamento da Casa. Entre as modificações informadas pelo presidente, vereador Rodrigo Modesto (PTB), está a retirada das sessões ordinárias as homenagens a pessoas e instituições.

“A gente viu que, nos últimos anos, houve um aumento muito grande de homenagens. Vamos passar as homenagens para um dia diferente, onde o vereador que fizer a homenagem possa tratar melhor as pessoas que ele vai homenagear. A gente vai valorizar a sessão ordinária”, explica o presidente.

Os projetos de denominações de ruas também passarão a ser votados em única sessão, a última de cada mês.

Outra mudança é quanto ao horário de funcionamento da Câmara. O expediente terá início às 09h para atendimento do Centro de Apoio ao Cidadão (CAC), que faz a emissão de documentos e cadastro de currículos. Até o ano passado, o horário de funcionamento era a partir das 12h, de segunda a quinta, e sexta era das 08h às 14h.

Rodrigo Modesto voltou a afirmar que a prioridade nesse último ano da atual legislatura é aproximar a população da Câmara.

“Se não for isso, não tem objetivo nenhum de estar aqui nessa Casa. Aqui é a Casa do povo, o povo precisa entender isso. E nós temos a nossa missão de devolver em trabalho e atitudes e tudo que fazemos aqui para a população de Pouso Alegre”, afirma.

O vereador disse também essa aproximação será feita através da imprensa, audiências públicas e debates mais populares.

A Câmara Municipal de Pouso Alegre conta com um orçamento para 2020 de quase R$ 22 milhões.

Ainda na coletiva, o presidente do Legislativo comentou sobre críticas de que a Câmara seria um despachante do Executivo.

“Isso é uma situação de ponto de vista. Quando a gente não consegue devolver para a população nosso trabalho, a gente está alvo de vários adjetivos, como esse. A gente vem trabalhando em conjunto com o prefeito Rafael Simões (PSDB), dentro da sua base, que é maioria. E a gente vem, juntamente com ele, mudando a cidade de Pouso Alegre”, justifica Modesto que ainda enumera projetos aprovados pelos vereadores que garantiram pavimentação de vias e empréstimos para novas obras.

Os vereadores Rafael Aboláfio (PV) e Dionísio Pereira (PR), que compõem a nova Mesa Diretora, também participaram da entrevista coletiva.

Mais Lidas