Pouso Alegre

Grupos de Folias de Reis fazem encontro no Centro de Pouso Alegre nesta segunda

Terra do Mandu / 06 janeiro 2020

Apresentações serão a partir das 19h30 na Pç Senador José Bento.

Companhias celebram o Dia de Reis em Pouso Alegre. Foto: Ascom prefeitura

Nesta segunda-feira, 6 de janeiro, tem encontro de folias de Reis no Centro de Pouso Alegre. A cantoria está marcada para às 19h30, em frente à Catedral Metropolitana e celebra o Dia dos Reis, comemorado hoje. O evento também marca o encerramento das festividades natalinas na cidade.

O encontro de Folias de Reis é organizado pela superintendência municipal de Cultura. São esperadas quatro companhias vindas da zona rural de Pouso Alegre e de municípios vizinhos.

Segundo a tradição, as Folias de Reis, conhecidas também como reisado, reúnem gerações de músicos que se dedicam à cultura popular e à tradição cristã e fazem parte do folclore do interior do Brasil.

Para celebrar a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus, um grupo ou companhia de Folia de Reis é formado por um mestre ou embaixador, um contramestre, os três Reis Magos, os palhaços, os alferes e os foliões.

Os integrantes usam fantasias coloridas, dançam e tocam músicas típicas com diversos instrumentos (violas, reco-reco, tambores, acordeões, sanfonas, pandeiros, gaitas). Cada grupo tem a sua própria bandeira ou estandarte.

Mais Lidas