Pouso Alegre

Prefeitura inicia retirada de veículos abandonados em ruas de Pouso Alegre

Magson Gomes / 18 novembro 2019

Uma lei municipal  de 2015 já previa o serviço, mas faltava ser regulamentada. Moradores podem solicitar o serviço diretamente na Secretaria de Trânsito.

Objetivo é evitar que veículos sirvam para proliferação de doenças. Foto: Ascom prefeitura

A prefeitura de Pouso Alegre deu início nesta segunda-feira (18) a remoção de carros abandonados em vias públicas da cidade. Uma lei municipal (nº 5.617/2015) já previa a retirada dessas carcaças, mas dependia de regulamentação para o recolhimento ser feito com a autorização de órgãos de segurança pública, que informa qual é a procedência, o que levou a situação de abandono do veículo.

O recolhimento dos veículos recebeu o nome de ‘Operação Carcaça’ e é coordenada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), com apoio da Polícia Militar. De acordo com a prefeitura, está prevista a retirada de cinco carcaças diariamente, em média.

Uma Kombi abandonada numa rua do bairro Jardim Amazonas, próximo à MG-290, foi o primeiro veículo a ser removido.

As carcaças recolhidas são levadas para um pátio conveniado do Detran. O proprietário terá até 60 dias para requerer o veículo, caso apresente a quitação de todas as taxas e o termo de liberação do veículo, além do certificado de licenciamento (C.R.L.V). Caso contrário, o carro será levado a leilão, que poderá servir para ferro velho, por exemplo.

Os carros que ficam se deteriorando em vias públicas são motivo de reclamação de moradores. As carcaças são esconderijo para animais peçonhentos, acúmulo de água e proliferação do mosquito da dengue.

Como solicitar o serviço

Os moradores podem solicitar, diretamente, o serviço de remoção de carcaças na secretaria de Trânsito. O telefone do disk denúncia é: 35 9.8403-9306.

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