CIEM do São Geraldo recebe projeto “Cantos de Leitura” a partir desta terça
Magson Gomes / 01 outubro 2019
Magson Gomes / 01 outubro 2019
A Escola Municipal Professora Isabel Coutinho Galvão (CIEM do São Geraldo), em Pouso Alegre, foi a escolhida para receber o projeto “Cantos de Leitura”. São 1.200 novos livros, num espaço mobiliado e decorado para receber os alunos de anos a 16 anos, que serão beneficiados com o projeto.
A inauguração do projeto é nesta terça-feira (1º). O projeto vai atender cerca de mil alunos do bairro São Geraldo da educação infantil e ensino fundamental I e II (com idade de 4 a 16 anos), incluindo estudantes do período integral.
O “Cantos de Leitura” é realizado pela Rede Educare, com patrocínio da Ball, maior fabricante de latas de alumínio do mundo, via Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura. O espaço de ambientação lúdica, que também conta com materiais pedagógicos e brinquedos educativos.
Pouso Alegre foi escolhida porque é uma cidade que conta com uma fábrica da Ball, de latas para bebidas, e com uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis, a Acampa, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Pouso Alegre.
Os livros também serão disponibilizados aos catadores da única cooperativa de reciclagem de Pouso Alegre que atua na captação e triagem de embalagens longa vida, papel branco, papelão, plástico e vidro, sendo responsável por reverter 21 toneladas de lixo por mês. Familiares e cooperados passarão a ter acesso ao novo espaço de leitura com acervo variado que passeia por diferentes temas para diversas faixas etárias.
“Para formar jovens leitores, precisamos de apresentar os livros por meio de uma experiência lúdica e prazerosa. Nesse sentido, contamos com todo o suporte do Cantos de Leitura para transformar o cantinho improvisado de leitura de nossa escola numa biblioteca equipada e atrativa para receber alunos e a comunidade do bairro São Geraldo.”, afirma Simone Gomes da Silva Borges, diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Pouso Alegre.
Ao apostar na educação e na cultura, o projeto dá sua contribuição em comunidades localizadas em áreas de vulnerabilidade social. O Cantos de Leitura faz dos livros um instrumento de resgate da identidade cultural, além de servir de acesso ao conhecimento e de ampliar as possibilidades de crescimento educacional.
“A Ball busca desenvolver projetos que auxiliem na educação daqueles que são a base da cadeia de reciclagem do Brasil. Sabemos da importância que os catadores têm para as cidades e o meio ambiente, por isso queremos proporcionar uma capacitação melhor desses profissionais e seus familiares, pois com educação podemos ter um país mais consciente”, comenta Thaís Moraes, gerente de comunicação e relacionamento com a comunidade da Ball Embalagens para Bebidas América do Sul.
“A ideia é estimular o prazer pelo ato de ler e promover a autoestima de pessoas, pois muitas nunca tiveram o livro em suas vidas. O projeto propõe, também, o acesso a um espaço onde podem ‘aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer’, seguindo os princípios ensinados por Jacques Delors”, realça Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.
1
2
3
4
5
Copyright © 2022 Terra do Mandu. All Rights Reserved by Terra do Mandu