Notícia

Veja relatos de moradores que aguardavam a pavimentação da Estrada do Pantano

Magson Gomes / 25 setembro 2019

Foram 43 anos de espera, desde que o bairro foi elevado a distrito. O asfaltamento dos 14 km da estrada foi concluído esta semana.

A reportagem do Terra do Mandu foi pela estrada que liga a MG-290 ao distrito São José do Pantano para ouvir os moradores ao longo dos 14 quilômetros. São pessoas que não acreditavam que, um dia, viriam o trajeto ser coberto por asfalto. Gente que já estava calejada de viver em meio à poeira e do barro, de acordo com as condições climáticas. Certo era que um dos ingredientes, pó ou lama, estavam pelo caminho.

O Pantano, como o local é chamado pelos moradores, foi elevado a distrito em 1976. De lá para cá foram muitas promessas, histórias de que a estrada que seria asfaltada. A região do distrito tem outros bairros, com cerca de 15 mil moradores, segundo a prefeitura. As famílias trabalham nas lavouras de morango, batata e hortaliças.

A pavimentação da estrada foi motivo para a produtora rural Valdinéia bater os joelhos no asfalto e agradecer. O aposentado Anésio Munhoz, de 83 anos, lembra que as mulheres da casa foram embora porque não aguentavam mais conviver com tanta poeira e lama. Ele mora a menos de cinco metros da estrada.

A aposentada Ana Maria conta várias histórias do antes e depois do asfalto. Diz que o marido morreu na esperança de ver a estrada pronta. Dona Ana Maria também relata como era o sacolejo do circular no meio dos buracos e que agora nem vê o tempo passar no caminho até a cidade.

O QUE DIZ A PREFEITURA

A obra de pavimentação da estrada do Pantano teve início em março do ano de 2018, através de convênio entre a prefeitura de Pouso Alegre e a Associação dos Municípios do Alto Rio Pardo (AMARP).

Para o prefeito Rafael Simões (PSDB), a conclusão do serviço é um momento histórico. “É um sonho que se realiza para muitas famílias, pessoas que sofreram durante anos e anos com a poeira e a lama e agora vão ter a dignidade que traz o asfalto e suas melhorias. Gostaria de registrar que as obras foram feitas com o dinheiro do povo de Pouso Alegre, com os impostos arrecadados, com as economias que nós fizemos neste período de governo”, afirma o prefeito.

O asfaltamento beneficia diretamente, além do distrito, as localidades do Cajuru, Gabiroval, São Sebastião do Pantaninho, Serrinha, Pantano dos Rosas e Pantano Teodoro (esses dois pertencentes ao município de Estiva), entre outros, totalizando uma população estimada em mais de 15 mil habitantes. Foto: Magson Gomes/Terra do Mandu

Mais Lidas