0

Pouso Alegre registra primeiro caso de sarampo

Magson Gomes
17/09/2019

Secretaria de Saúde informa que postos continuam funcionando em horários especiais para vacinar a população.

Um jovem de 17 anos é o primeiro paciente confirmado com sarampo em Pouso Alegre, após o início do surto que atinge várias regiões brasileiras. O caso foi confirmado pela FUNED no dia 2 de setembro, mas apenas nesta terça-feira (17), a informação foi divulgada pela secretaria municipal de Saúde.

Ainda de acordo com a secretaria de Saúde, o rapaz já está recuperado. A informação é que o jovem, que não teve a identidade revelada, contraiu a doença durante uma viagem a São Paulo.

POSTOS DE SAÚDE FUNCIONAM EM HORÁRIOS ESPECIAIS

Desde o início do mês, alguns postos de saúde estão funcionando em horários especiais para atender a população que ainda não se vacinou ou não se lembra de estar imunizado contra o sarampo.

O posto Puericultura, na Rua Adolfo Olinto, fica aberto no próximo sábado (21) até às 16h30. Durante a semana, o funcionamento é das 07h30 às 18h30.

As unidades de saúde dos bairros Pão de Açúcar e Cidade Jardim também vão funcionar em horários especiais todas as quartas-feiras do mês de setembro. O atendimento será das 08h às 20h.

Já o posto de saúde no Bairro Jardim Brasil I continuará funcionando de segunda a sexta-feira, até às 20h.

Preocupação com o sarampo

A intensificação da vacinação contra o sarampo é devido à proximidade de Pouso Alegre com o estado de São Paulo, onde milhares de casos da doença vem sendo registrados. A foram para evitar o sarampo, que é uma doença contagiosa, basta as pessoas estarem vacinadas.

A vacina é destinada a todas as pessoas com idade até 49 anos que não foram vacinadas. Acima dessa idade, o Ministério da Saúde subentende que as pessoas podem ter tido a doença. Quem já teve o sarampo não vai ter mais.

Também devem ser vacinadas crianças de 6 a 11 meses de idade e jovens de 15 a 29 anos. A ação deste sábado vai envolver cinco equipes com total de 40 profissionais entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. É necessário apresentar a caderneta de vacinação e do adulto.

Os endereços das unidades de saúde são:

O Posto de Puericultura fica na Rua Adolfo Olinto, nº 480/Centro.

Pão de Açúcar: Rua Aparecida Costa Curiel, nº 140/Pão de Açúcar – Telefone: 3449-4188

Cidade Jardim – Rua João Laraia, nº 255/Cidade Jardim – Telefone: 3449-4920.

Jardim Brasil I – Rua José Expedito de Carvalho (antiga Rua 15), nº 95. Telefone: 3449-4921.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.