Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

A força das mulheres empreendedoras

Mulheres empreendedoras, entre elas esta colunista, que participaram do evento Ela Pode este fim de semana em Pouso Alegre.

Jornalista, gestora cultural
Editora do site Cultura não é Perfumaria 
Co-fundadora do Observatório Luneta

Muita gente pergunta: por que empreendedorismo para as mulheres? Porque durante muitos anos acreditamos que não podíamos empreender, porque deveríamos ser mães, donas de casa ou, no máximo, trabalhar para alguém. Porém, o que estamos descobrindo é que podemos ser tudo isso ou nada disso e empreender também. Mesmo trabalhar para alguém, pois empreendedorismo dentro das empresas é tão importante, quanto ter nossa própria empresa.

Nesta semana, o tema não podia ser outro, já que durante este fim de semana aconteceu em Pouso Alegre o Ela Pode, que é uma capacitação da Rede Mulher Empreendedora (RME), que se não é a maior, é uma das maiores redes de mulheres que empreendem do país. O Ela Pode tem o apoio do Google e tem como meta capacitar 135 mil mulheres. Aqui, em Pouso Alegre quem veio realizar o curso foi a multiplicadora Ligia Martins, de Alfenas, que é muito reconhecida na região pelo trabalho com as mulheres empreendedoras.

Para trazer o Ela Pode para Pouso Alegre, nós contamos com o apoio do Sebrae, sempre parceiro, da UNIS Pouso Alegre que nos cedeu uma sala maravilhosa e da Marmitaria da Bru e da Gengibre & Canela que ofereceram um coffee break delicioso, saudável e inclusivo (com opções veganas) para os dois dias da capacitação. Este é o poder da rede, da convergência e da colaboração, onde muitos se unem para realizar algo que é bom para todos. Acreditamos nisso, trabalhamos assim, pois faz parte do propósito da nossa empresa, Observatório Luneta, e do nosso pessoal.

No Ela Pode, treinamos nossos Pitchs, aprendemos sobre negociação, finanças, liderança, sobre como somos importantes para os nossos negócios, conhecemos muitas mulheres incríveis que empreendem. No domingo a tarde, tivemos uma grande empresária e empreendedora falando para nós, a Isa Carrozza, do Buffet Vienna, que nos presenteou com uma palestra inspiradora contando sobre sua história e o buffet.

Fomentar o empreendedorismo para mulheres é oferecer capacitação para todas, manter o ecossistema saudável, pois todas são importantes para isso. Quando paramos de pensar apenas nos nossos negócios e começamos a pensar no todo, nossos negócios se desenvolvem mais, porque a rede fica mais forte e todo mundo cresce junto. Se todo mundo crescer junto, nossa cidade fica melhor, se muitas cidades ficarem melhores, nosso país se desenvolve mais e se muitos países se desenvolverem melhor, mudamos o mundo!