Pouso Alegre

Motoboy recebe prótese de quadril após dois anos de espera

Magson Gomes / 02 agosto 2019

Cirurgia foi realizada esta semana com os custos pagos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Antes da prótese: Raio-x mostra que motoboy tinha vários pinos implantados no local onde houve a lesão no quadril de Douglas. Foto: Terra do Mandu

O motoboy Douglas Toledo Caixeta, de 27 anos, está numa cama na casa da mãe e deverá ficar totalmente de repouso por mais 30 dias. Mas agora é por um bom motivo. Depois de dois anos de espera por uma cirurgia para implantar uma prótese de quadril, a cirurgia foi realizada na última segunda-feira (29) no Hospital das Clínicas Samuel Libânio. O procedimento foi pago pelo município de Pouso Alegre, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Nós contamos o drama vivido pelo motoboy numa reportagem aqui no Terra do Mandu. Douglas foi fechado por um carro e caiu com a moto. A motorista do carro fugiu sem prestar socorro, segundo o boletim de ocorrência. O que parecia ter sido um acidente simples, dias depois revelou algo grave para o rapaz, então com 25 anos. Exames mostraram que o motoboy teve fratura nos ossos do quadril, que provocou um desgaste, fazendo com que uma perna ficasse mais curta do que a outra. Douglas andava de muleta e com dificuldades. Em casa, ele precisava da ajuda da esposa e da mãe para ações do dia a dia, como calçar o tênis e tomar banho.

Antes da prótese: Motoboy andava com dificuldade, mesmo de muleta. Foto: Terra do Mandu

Para voltar a ter uma vida normal, o motoboy precisava de um implante de uma prótese de cerâmica que tem maior durabilidade, já que ele é jovem ainda. Porém, o material orçado pela família custava mais de R$ 30 mil e eles não têm condições de pagar pelo tratamento.

Douglas e a mãe andaram tentaram secretarias municipal e estadual de Saúde, foram na Defensoria Pública e Juizado Especial. Até então sem reposta positiva. Até que no mês passado a situação mudou.

A Secretaria Municipal de Saúde de Pouso Alegre fez o encaminhamento e arcou com os custos do procedimento. Segundo a secretária de Saúde, Silvia Regina Pereira, a demora ocorreu porque o município não tinha nenhum tipo de credenciamento para atender esse tipo de tratamento, que não é amparado pelo SUS. Ainda de acordo com a Silvia Regina, foi realizada uma licitação para o município poder fazer a compra da prótese indicada pelos médicos para atender à necessidade do motoboy.

Após ter a prótese implantada, Douglas precisa ficar de repouso por 30 dias para retirar os pontos da cirurgia e passar por uma avaliação para saber as próximas etapas da recuperação. “Saber que poderá a ter uma vida normal nos próximos meses já o deixa bastante feliz”, conta dona Nilda Toledo, mãe do rapaz.

Mais Lidas