Notícia

Cinema autossustentável de Itajubá inaugura ponto de recarga de carro elétrico

Terra do Mandu / 01 agosto 2019

Evento de inauguração do equipamento é nesta sexta e terá exposição de carros esportivos e elétricos, no estacionamento do Cine A.

Foto: Divulgação

O Brasil tem mais de 12 mil carros elétricos, sem contar ônibus e motos. E os números tendem a aumentar nos próximos anos, segundo especialistas. Alguns veículos já produzidos e comercializados no país têm autonomia de rodar até 300km. Quando a carga estiver perto de acabar, o motorista precisa encontrar um ponto de carregador de carro elétrico. Quem estiver de passagem por Itajubá, ou pela BR-459 terá um desses pontos no Cine A, o cinema autossustentável inaugurado no início do ano na cidade e que agora instalou mais esse equipamento para contribuir com a energia limpa.

A rede de cinemas programou um evento para esta sexta-feira (02) para inaugurar o carregador de carro elétrico. A partir das 17h30 até às 21h terá exposição de carros esportivos e elétricos no local, no estacionamento do Cine A Itajubá, no Parque Municipal, que fica no bairro Estiva. O evento é aberto à população.

A organização aproveitou o gancho que nesta semana estreou nas telonas mais um filme da franquia Velozes e Furiosos, onde aparecem veículos de todos os tipos. Uma maneira para atrair o público apaixonado pelo segmento.

O Carregador instalado no Cine A

O carregador instalado no Cine A tem a capacidade de 22 quilowatts de potência. Isso é suficiente para carregar o carro Zoe da Renault, 100% elétrico e lançado recentemente no Brasil, em menos de duas horas. Após a carga, esse veículo poderá rodar mais de 300 km até nova recarga. Veículos híbridos também poderão utilizar o carregador instalado no Cine A de Itajubá.

De acordo com o diretor da empresa INCHARGE, de Santa Rita do Sapucaí, que faz a instalação de carregadores, o dono de um carro elétrico gastaria R$ 150 para cada mil quilômetros rodados. “Cada quilômetro custa R$ 0,15 centavos, andando na eletricidade. Um carro elétrico é, pelo menos, quatro vezes mais barato do que um carro a combustão”, afirma Alexandre Abdalla, da INCHARGE.

Carros elétricos no Brasil

A quantidade de carros elétricos no Brasil aumenta a cada dia. De 2012 a abril de 2019 foram emplacados 11.949 carros elétricos no país, sem contar ônibus e motos. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e compilados pela ABVE. Para o setor, o cenário é otimismo quando se fala no futuro para os automóveis movidos por energia limpa. Algumas cidades europeias já proíbem a circulação de veículos poluentes em áreas centrais.

Sobre o Cine A Itajubá

A Rede Cine A construiu em Itajubá, no Sul de Minas Gerais, o mais moderno e completo cinema do Brasil, em formato inédito na América latina. Um cinema com usina própria para geração de energia solar; com sistema de captação e reutilização da água da chuva; com pontos para coleta de lixo eletrônico; além de espaços que incentivam o uso da bicicleta e a prática de exercícios físicos, como Yoga, Slackline, meditação e dança.

Dentro das quatro salas do cinema está o que existe de mais avançado em som Dolby Atmos e imagem 3D e 4K, com projeção a laser.

SERVIÇO

Inauguração do Carregador de Carro Elétrico no Cine A Itajubá

Data: sexta-feira, dia 2 de agosto.

Horário: das 17h30 às 21h.

Além da inauguração, no evento terá exposição de carros esportivos e elétricos e música com DJ.

Local: Cine A – Parque Municipal – Bairro Estiva – Av. Dr. Jerson Dias.

Mais Lidas