Sebrae e Inatel realizam, nesta terça, Workshop para discutir as transformações da Indústria 4.0

Terra do Mandu / 23 julho 2019

Especialistas se reúnem em Santa Rita do Sapucaí para apresentar os conceitos da quarta revolução industrial e debater sobre o futuro das empresas

A primeira Revolução Industrial aconteceu com a chegada da máquina a vapor. A segunda foi marcada pela produção em massa, com a ajuda da eletricidade. Já a terceira, trouxe a robótica e a informática para a linha de montagem. Agora, estamos vivenciando a 4ª Revolução Industrial, que permite por meio do uso da tecnologia, a fusão entre o mundo físico, digital e biológico.

O assunto será discutido no Workshop Indústria 4.0 – Oportunidades e Desafios, promovido pelo Sebrae Minas, Inatel e Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí.  O evento acontece nesta terça-feira (23/07), às 14h, no Teatro Inatel (av. João de Camargo, 510, centro, em Santa Rita do Sapucaí).  Serão cinco palestras gratuitas, ministradas por profissionais de referência no setor. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link: inscrições.

O Workshop também terá espaço para exposição de empresas que já adotaram esta tecnologia. “Nosso objetivo é apresentar aos pequenos empresários, tendências e soluções tecnológicas para provar para a pequena indústria, que é possível fazer parte desta transformação”, comenta Luiz Carlos Caldeira, analista do Sebrae Minas.

Indústria 4.0

O conceito de Indústria 4.0 é caracterizado por um conjunto de tecnologias capazes de fazer uma conexão entre o mundo físico e o digital, criando uma cadeia produtiva totalmente conectada. Ferramentas como inteligência artificial, internet das coisas (IoT), armazenamento e análise de dados (Big Data), impressão 3D, entre outros dispositivos, passaram a ser trabalhadas de forma integrada, oferecendo novas possibilidades a empresários de diferentes setores.  De acordo com os especialistas, a mudança poderá gerar impactos profundos e trará benefícios diversos, como aumento da produtividade, redução de custos, maior subsídio para tomada de decisões e aproximação dos clientes.

Programação das palestras:

14h – A nova agenda do século 21: Romeo Deon Busarello.

15h – Transformação e comportamento na era digital: Alexandre Campos

16h – Coffee break e exposição de empresas referência – Know-how.

17h – Tendências do IoT – Aplicações para a indústria: Jorge Maia.

18h – Como blindar empresas e executivos contra o vazamento de informações: Marcelo Lau.

19h – Indústria 4.0: não se contente com lagartas velozes: Élcio Brito.

SERVIÇO:

WORKSHOP INDÚSTRIA 4.0 – OPORTUNIDADES E DESAFIOS.

DIA: 23/07 – Terça-feira

HORÁRIO: 14h

LOCAL: Teatro do INATEL – Av. João de Camargo, 510, Centro – Santa Rita do Sapucaí/MG

INSCRIÇÕES: clique aqui

GRATUITO

Com informações da assessoria de imprensa do Sebrae.

 

Mais Lidas