Galeria Artigas recebe exposições de caricaturas em biscuit e pinturas abstratas

Terra do Mandu / 04 julho 2019

Mostras ficam na Galeria, antiga Estação Ferroviária, até o dia 11. Entrada gratuita.

Foto: reprodução

Se você estiver passando pelo Centro de Pouso Alegre não pode deixar de entrar na Galeria Aritgas, antiga Estação Ferroviária, para apreciar duas exposições que estão em cartaz no local. Lá dentro você tem as mostras ‘Nada é Óbvio’, do artista plástico Carlos Augusto Lorenzo, ou simplesmente Lorenzo, e ‘Tons de Cores, Formas e Sons’, do artista plástico Reginaldo Gomes. O primeiro traz uma exposição de pinturas em estilo abstrato, daí o título da mostra. Já o segundo expõe caricaturas de pessoas e grupos famosos moldadas em biscuit.

As exposições ficam abertas ao público até dia 11 de julho. A visitação é gratuita, de segunda à sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 15h. Agendamentos de turmas escolares e recreativas devem ser realizados na Superintendência de Cultura, pelo telefone (35) 3449-4123. A Galeria Artigas fica na Casa da Cultura Menotti Del Picchia, Praça Josino de Araújo, s/nº (Antiga Estação Ferroviária).

Sobre os artistas plásticos

Lorenzo:

Foto: reprodução pintura de Lorenzo

Lorenzo, nome artístico de Carlos Augusto de Lorenzo, é um artista plástico radicado no sul de Minas, no município de Lambari, com grande reconhecimento em exposições nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Suas obras já passaram por Taubaté, São José dos Campos, Varginha, São Lourenço, Lambari, entre outras cidades. Em Pouso Alegre, já participou com aclamadas exposições na Galeria nos anos de 2017 e 2018.

Dessa vez, traz a mostra “Nada é Óbvio”, um conjunto de sete obras de desenho e pintura abstrata, com variadas técnicas, que se organizam pela primeira vez como conjunto expositivo em Pouso Alegre, sob curadoria do próprio artista. Algumas telas de sua autoria estão no acervo permanente da Superintendência de Cultura, apreciadas por estudantes e visitantes do Centro Cultural Cleonice Bonillo Fernandes.

Reginaldo Gomes

Foto: reprodução obra em biscuit de Reginaldo Gomes

Paulista radicado em Pouso Alegre há mais de 20 anos, Reginaldo Gomes é autodidata e a experimentação com a arte se deu desde a infância, com poemas, desenhos, escultura e música. Os estudos vieram anos depois, com a formação em Arte pelo Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira, já em Pouso Alegre, e a partir daí passa a se consolidar profissionalmente desenvolvendo trabalhos artísticos em diversas linguagens. Atualmente, Reginaldo dedica-se à estamparia e às esculturas de caricaturas com biscuit, ofício que já se estende há mais de 15 anos e que trouxe reconhecimento para o artista com a valorização de seu trabalho em diversos lugares do país e do exterior. Nessa exposição, intitulada “Tons de Cores, Formas e Sons”, o artista apresenta as famosas caricaturas de biscuit, desenhos, além de uma intervenção musical que acontecerá no dia 06/07, sábado, às 17h.

“Acredita-se que a arte não possui somente valor estético e de entretenimento, mas está também intimamente ligada ao auto-conhecimento e à vivência de uma filosofia transformadora do comportamento humano, individualmente ou em sociedade”, comenta Reginaldo.

SERVIÇO

Galeria Artigas – 6ª Temporada
Exposições: “Nada é Óbvio” e “Tons de Cores, Formas e Sons”
Artistas: Lorenzo (Lambari-MG) e Reginaldo Gomes (Pouso Alegre-MG)
Em cartaz até 11/07

Casa da Cultura Menotti Del Picchia – Praça Josino de Araújo, s/nº (Antiga Estação Ferroviária)

Mais Lidas