Capela das Doroteias faz 100 anos e guarda pinturas e piso originais

Magson Gomes / 29 junho 2019

Ex-internas recordam com saudade o tempo que estudavam no Colégio das Doroteias, hoje Conservatório, e frequentavam a capela diariamente. Assista ao vídeo da reportagem mais abaixo.

Igreja mantém pinturas, piso e bancos originais. Foto: Magson Gomes/Terra do Mandu

A Capela do Sagrado Coração de Jesus em Pouso Alegre, mais conhecida como Capela das Doroteias, acaba de completar 100 anos de existência. A igreja foi totalmente finalizada em 1926. Porém, em 27 de junho de 1919, a Capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus foi abençoada pelo bispo diocesano Dom Octávio Chagas de Miranda, durante as comemorações da Festa do Santíssimo Coração de Jesus.

A igrejinha foi construída como anexo do Instituto Feminino Santa Doroteia, onde atualmente funciona o Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre. As belas pinturas de artistas anônimos, as imagens, o piso de madeira e os bancos, tudo é original, sem intervenções ao longo do tempo.

Internas do Colégio das Doroteias fazem a coroação de Nossa Senhora de Fátima. Foto: Arquivo Arquidiocese de Pouso Alegre

Na sexta-feira, dia 28 de junho, foi celebrado o dia do Sagrado Coração de jesus. Após uma missa na Catedral, a procissão saiu em direção à capela. Com rosas nas mãos, centenas de pessoas acompanharam o cortejo. Os fiéis foram recebidos ao som dos sinos da igrejinha, também centenários.

Dentro da capela, o padre Mário Luiz Pereira Navarro, da Paróquia Bom Jesus – Catedral, onde a capela faz parte, explicou que a construção foi feita em estilo ogival, seguindo as influencias europeias da época. (Veja no vídeo)

Depois das explicações, foi feita a coroação da imagem do Sagrado Coração de Jesus. E todo mundo cantou parabéns para o aniversário de cem anos da capela das Doroteias.

Depoimentos de ex-internas

A reportagem do Terra do Mandu também encontrou duas senhoras que foram alunas internas do colégio das Doroteias e se formaram professoras. Dona Maria Luciene e dona Doroteia Silveira recordam com saudade do tempo em que frequentavam a capela, todos os dias, antes das aulas. Veja o depoimento das duas no vídeo. Elas contam detalhes de como era a rotina, a forma rígida em que eram educadas, e que deixou um grande aprendizado.

ASSISTA A REPORTAGEM EM VÍDEO:

Mais sobre a Capela Sagrado Coração de Jesus

A Capela das Doroteias é uma obra arquitetônica no estilo ogival do construtor Mário Gissoni. A construção teve início junto com o prédio do Instituto, em 1911, hoje Conservatório de Música. A igreja foi totalmente finalizada em 1926. Porém, em 27 de junho de 1919, a Capela dedicada ao Sagrado Coração de Jesus foi abençoada pelo bispo diocesano Dom Octávio Chagas de Miranda, durante as comemorações da Festa do Santíssimo Coração de Jesus.

Dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, que do alto do altar mor, olha e protege os fiéis, a capela é repleta de simbolismos e significados. O altar é construído em madeira, com pó marmorizado no seu acabamento e ricos detalhes entalhados na madeira. As peças são originais da França e vieram exclusivamente para adornar os altares.

Pinturas em afresco de artistas desconhecidos ilustram passagens bíblicas. Destaque nas paredes da Ressurreição de Jesus e Ascenção do Senhor. Os quatro evangelistas também foram pintados no teto, sobre a cruz da nave central. O nascimento de Jesus também é retratado em afresco.

Um confessionário francês chama atenção pela beleza e harmonia. No coro está guardado um órgão belga, centenário, que era utilizado no coral das Doroteias durante décadas. (com informações da Ascom da Catedral)

A capela faz parte da Paróquia Bom Jesus – Catedral.

Missas

As missas são celebradas aos sábados (17h), domingos (08h), terças e quartas (16h).

Adoração ao santíssimo Sacramento Terça e quarta das 14h às 16h; Quintas e sextas das 09h às 11h.

Mais Lidas