Notícia

‘Maior Pé de Moleque do Mundo’ terá 24 metros em 2019 em Piranguinho

Terra do Mandu / 14 junho 2019

Festa começou na quinta e vai até domingo. O pé de moleque gigante será confeccionado no sábado (15). O de modo de fazer o tradicional doce de amendoim na cidade é tombado como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais.

Foto: Arquivo Prefeitura de Piranguinho

A cidade de Piranguinho realiza neste fim de semana a festa do ‘Maior Pé de Moleque do Mundo’. Esta é a 14ª edição do evento que conta com apresentações artísticas, danças de quadrilhas e shows musicais. Mas a grande atração da festa é a confecção do pé de moleque gigante. Este ano, segundo a organização, a iguaria terá 24 metros de comprimento. O ‘Maior Pé de Moleque do Mundo’ será produzido na noite de sábado, a partir das 20h.

Este ano, o pé de moleque terá um metro a mais do que o confeccionado em 2018. Na hora de montar a peça, 10 produtores se juntam na praça, fazem todo o processo de cozimento e espalham paneladas de doce sobre uma forma. Pouco tempo depois, a peça é retalhada e servida à população presente na festa.

Doce é cortado e distribuído para a população. Foto: Arquivo Prefeitura de Piranguinho

Piranguinho é conhecida como a capital do pé de moleque. Na cidade são diversas famílias trabalham com a iguaria. A produção do doce no município, o “modo de fazer”, é tombado como Patrimônio Imaterial do Estado de Minas Gerais. O que é produzido na cidade é consumido em todo o território nacional. Quem passa pela rodovia BR-459 também não deixa de parar nas barracas identificadas por cores e comprar o pé de moleque.

Festa começou ontem (13/06) com apresentações de quadrilha. Foto: Prefeitura de Piranguinho.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Mais Lidas