Olimpíada de Empreendedorismo

Terra do Mandu / 29 maio 2019

Empresário, presidente da Acipa – Colunista Terra do Mandu

A Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa) tem como missão “fortalecer o associativismo, representar com excelência, ética e transparência os seus associados e fomentar a economia de Pouso Alegre”. Nossa Associação envida os melhores esforços a fim de cumpri-la fielmente, buscando firmar parcerias com entidades que comungam de seus ideais.

Ao longo de 2018, participei de várias reuniões com representantes da Prefeitura Municipal e do Sebrae/MG e detectamos a necessidade de fomentar o empreendedorismo em Pouso Alegre. Entre as várias sugestões prevaleceu a de envolver estudantes com algumas ações a fim de estimular o espírito empreendedor entre eles.

A Acipa, por meio da Acipa Jovem, e os outros parceiros realizaram encontros com universitários e empresários locais nos quais foram apresentados cases de sucesso e depoimentos sobre o os desafios encontrados no caminho do empreendedorismo.

Fruto destes encontros entre Acipa Jovem, Prefeitura Municipal de Pouso Alegre e Sebrae MG, é o surgimento do Núcleo de Empreendedorismo de Pouso Alegre (NEMPA) e também a promoção da Olimpíada do Empreendedorismo.

O NEMPA já conta com o apoio de sete Instituições de Ensino: Unis, Una, Pitágoras, Univás, IFSULDEMINAS, Senac e Asmec.

Alicerçada em tão excelente integração, tenho certeza de que a Olimpíada será a primeira de muitas e que alcançará o objetivo de fazer com que os jovens alunos e outras pessoas tomem consciência de seus dons e talentos, sejam criativos e assumam com coragem empreender algo que resulte não só em benefício próprio, mas também em benefício comunitário e social.

Como presidente da Acipa manifesto a imensa satisfação de nossa diretoria em promover e participar deste evento.

O Lançamento Oficial da 1.ª Olimpíada de Empreendedorismo de Pouso Alegre, aconteceu no dia 16 de maio, na sede da Acipa, com uma palestra ministrada por Alexandre Alves Brito, da empresa Gavclub.

O encerramento está previsto para novembro de 2019, quando serão apresentados os projetos elaborados pelos inscritos.

A equipe organizadora estabelecerá critérios de avaliação e será formada uma banca examinadora integrada por pessoas envolvidas com ecossistemas empreendedores e investidores potenciais. Os vencedores serão devidamente premiados.

Desejando que reine entre todos os participantes o espírito de comunhão, respeito, cooperação, participação e solidariedade, formulo os melhores votos de sucesso, pois “se competir é importante, fundamental é participar”.

Sobre Filipe Vargas

Filipe Vargas é formado em Administração de Sistemas de Informação pela UNA, com pós-graduação em Estratégias Empresariais pelo Insper e especialista em Processo e Direito do Trabalho pela FDSM. Fez carreira internacional em multinacional líder mundial no seguimento de atuação, com treinamentos de Liderança pelo Krauthammer International na Suíça.

Atualmente é empresário, Presidente da Acipa e filantropo ex-Presidente do Rotary Club Pouso Alegre Sul.

 

Mais Lidas