Educação

IFSULDEMINAS revela que bloqueio de verba anunciado pelo MEC comprometerá atividades da instituição

Terra do Mandu / 04 maio 2019

Segundo nota do instituto, valor anual de corte chegará a R$ 16 milhões. Na terça-feira (30), o MEC anunciou o bloqueio de 30% na verba de todas as universidades e institutos federais.

Campus do IFSULDEMINAS em Pouso Alegre. Foto: Terra do Mandu

A reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), com sede em Pouso Alegre, divulgou nota nesta sexta-feira (03) para informar como o bloqueio de verba anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) irá atingir a instituição. Segundo a reitoria, o corte no orçamento anual será de R$ 16 milhões. O comunicado diz que o bloqueio prejudicará o funcionamento das escolas, atingindo diretamente os alunos e toda a sociedade.

“Não será possível arcar integralmente com as despesas de alimentação dos estudantes, a manutenção dos alojamentos em que moram, o pagamento de água, energia elétrica, a compra de ração para os animais das escolas fazenda. Sem falar na impossibilidade de manter os contratos de prestação de serviço com limpeza e segurança, podendo haver a demissão de terceirizados”, informa a nota do IFSULDEMINAS, que ainda coloca outros serviços e benefícios oferecidos pela instituição que precisarão ser revistos. LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA AQUI.

Atualmente, o IFSULDEMINAS tem 27 mil alunos em oito campi na região, além de polos de ensino em outras cidades, abrangendo um total de 50 municípios. São 263 cursos técnicos, superiores, especialização, mestrado, entre outros. A instituição existe há mais de 100 anos, até 2008 eram as Escolas Agrotécnicas Federais de Inconfidentes, Machado e Muzambinho.

Mais Lidas