Expresso Planalto assume transporte público de Pouso Alegre

Magson Gomes / 01 abril 2019

Nova empresa começou a operar as 26 linhas, com 56 ônibus. Contrato de concessão é de 20 anos. Painéis de horários, aplicativo e wifi ainda serão disponibilizados. O valor da passagem continua R$ 3,90

Segunda-feira, 1º de abril de 2019, uma nova empresa começa a operar no transporte público de Pouso Alegre. Rogério dos Santos aprovou a primeira viagem.

A diarista Rilzete Oliveira pegou o circular na zona rural e ficou empolgada com a primeira impressão.

A empresa Expresso Planalto venceu a licitação do transporte público de Pouso Alegre e assinou contrato de 20 anos de concessão do serviço, com valor de R$ 200 milhões. O contrato exige que a empresa iniciasse a atividade com 56 ônibus zero quilômetro para operar as 26 linhas urbanas e rurais.

Neste primeiro dia, ainda tem poucas informações disponíveis para os usuários sobre os horários das linhas.

Painéis eletrônicos serão colocados nos pontos da área central da cidade. A empresa também é obrigada a disponibilizar um aplicativo par celular onde será possível verificar onde estão os ônibus de cada linha e quando tempo chegará no ponto que a pessoa espera.

Em entrevista ao Terra do Mandu na semana passada, o diretor da empresa, Roberto Santana, justificou que esses serviços aos usuários serão implantados nos próximos meses, porque, pelo contrato, a expresso Planalto teria 180 dias para assumir o serviço, mas esse prazo foi encurtado.

Princesa do Sul deixa o serviço depois de 30 anos

Até ontem, 31 de março, quem prestava o serviço na cidade era a Viação Princesa do Sul. Foram mais de 30 anos de exploração do transporte público na cidade em sucessivas renovações de contrato e licitações vencidas. A última licitação que a empresa havia vencido foi em 2008, para 10 anos de concessão, vencida no ano passado.

A empresa teve dificuldades de manter os investimentos e a frota ficou sucateada, houve muitos atrasos e superlotações das linhas. A empresa foi considerada inabilitada pela prefeitura de Pouso Alegre para ter o contrato renovado e nova licitação foi realizada, sendo a Expresso Planalto a vencedora da concorrência pública.

Mais Lidas