Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Aventureiro Richard Rasmussen vem a Pouso Alegre falar sobre autismo

Ele tem um filho de 23 anos que é autista. A palestra será às 19h30 desta segunda-feira, na Câmara Municipal, na abertura da Semana de Conscientização do Autismo.

Richard tem um filho autista e vai falar sobre o assunto em palestra. Foto: reprodução Richard Rasmussen

O coletivo Brilho Azul de Pouso Alegre, que reúne famílias que têm pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) promove a Semana de Conscientização do Autismo. O objetivo é alcançar melhores resultados para a inclusão dessas pessoas na sociedade. Durante a semana serão realizadas palestras com especialistas e famílias que têm depoimentos para fazer sobre como é ter alguém com autismo entre eles.

O primeiro palestrante da semana é o aventureiro Richard Rasmussen, que tem um filho de 23 anos que é autista. Richard, que é formado em economia e biologia, é conhecido por seus programas na TV e internet apresentando o mundo selvagem e seus animais. Porém, antes desse sucesso, Richard teve que enfrentar as dificuldades impostas pela sociedade para criar o filho Eric Rasmussen.

Na palestra, que será às 19h30, na Câmara Municipal. Richard vai contar a trajetória do filho que é ator e dublador. Eric foi dublador do personagem Rafa do desenho animado “Pablo” em que retrata a vida de um menino de cinco anos que possui autismo, e que a cada episódio se depara com uma situação diferente que lhe causa ansiedade e nesses momentos desafiadores seus desenhos ganham vida, ajudando-o a enfrentar os desafios do mundo real – como o barulho e o número de pessoas – em segurança.

Família viaja o Brasil falando sobre o assunto. Foto: reprodução

Na quinta-feira, dia 4, também na Câmara, a palestra será com uma família inteira. Anita Brito (mãe), Alexsander Sales (pai) e Nicolas Brito Sales (filho com autismo) vão contar suas experiências e seus trabalhos para conscientizar a sociedade para a inclusão da pessoa com autismo.

Após o diagnóstico do filho, Anita se dedicou a estudar o TEA, fez especializações, escreveu livros e, atualmente, ministra palestras em congressos, escolas e instituições sobre o autismo em várias áreas: escolarização, sociabilização, superação, importância do diagnóstico precoce, tipos de intervenção, entre outros temas relacionados.

Sobre o Autismo

Crianças brincam na semana de conscientização do autismo no ano passado. Foto do Coletivo Brilho Azul de Pouso Alegre

No dia 2 de abril é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a cada 160 crianças, uma é diagnostica com Autismo.

Estudos apontam que o autismo tem a prevalência no sexo masculino, sendo que, para cada quatro casos de autismo, três se referem ao sexo masculino e apenas um para o feminino. O diagnóstico se baseia, principalmente, na história de vida do paciente relatada pelos familiares, educadores e profissionais que estejam atendendo a criança. Paralelo a isso, utilizam-se exame psicológico e a observação dos profissionais capacitados a realizar a avaliação.

Na maioria dos casos, portadores do autismo apresentam dificuldade de estabelecer e compreender as relações sociais, dificuldades na comunicação verbal, dificuldade em brincadeiras “de faz de conta”, respostas sensoriais anormais, crises e outros sintomas.