Um salto na geração de emprego

Terra do Mandu / 27 março 2019

Empresário, presidente da Acipa – Colunista Terra do Mandu

Com a retomada da economia, as cidades do Sul de Minas se destacam na geração de postos de emprego e Pouso Alegre está entre as 10 maiores. É comum andar pelas ruas, ver nos veículos de comunicação e nos postos de emprego, as seguintes frases: “Contrata-se”, “Precisa de funcionários” ou “Vagas abertas”.

Este cenário mostra a força das empresas aqui já instaladas e um alto número de novos negócios, que surgem a cada mês. Promissora, a cidade está um eixo de rodovias importantes e recebe diariamente um grande número de pessoas, moradoras de cidades vizinhas, mas que escolheram Pouso Alegre para trabalhar.

Nos últimos dois anos, vimos o crescimento do polo industrial, com o anúncio da instalação de novas multinacionais e expansão das que aqui já operam, com destaque para o segmento da indústria farmacêutica. E essa chegada, aquece as oportunidades de emprego, com ou sem experiência para centenas de funções, tal como cerca de 1.490 novas vagas que a indústria abrirá.

Os setores de serviços, comércio, construção civil e agropecuária também são importantes e ajudam a puxar os números para o alto. Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a cidade em 2018 teve números positivos com 1.490 novos postos criados e em 2019 já acumula um saldo positivo de 365 postos de trabalho.

Os comparativos ao longo dos anos mostram o crescimento do índice de contrações. A cidade fechou em 2015 com o saldo negativo de 2.514 vagas e 2016, também no negativo, 1.655. Porém, o desempenho chama a atenção, já que em 2017, o número passou para positivo em 689 novas vagas, continuou crescendo em 2018 e tem um bom cenário para este ano, conforme dados acima.

Quem busca emprego, encontra na Capital dos Bons Negócios as oportunidades em diversos setores.

Filipe Vargas, empresário e presidente da Acipa, colunista Terra do Mandu

Formado em Administração de Sistemas de Informação pela UNA, com pós-graduação em Estratégias Empresariais pelo Insper e especialista em Processo e Direito do Trabalho pela FDSM. Fez carreira internacional em multinacional líder mundial no seguimento de atuação, com treinamentos de Liderança pelo Krauthammer International na Suíça. Atualmente é empresário, Presidente da Acipa e filantropo ex-Presidente do Rotary Club Pouso Alegre Sul.

Mais Lidas