Pouso Alegre

Puxadinhos da antiga cadeia são demolidos em Pouso Alegre

Magson Gomes / 22 março 2019

Área vai virar estacionamento da delegacia regional. O prédio da cadeia continuará de pé.

As celas externas da antiga cadeia pública de Pouso Alegre, localizada na Rua Silvestre Ferraz, estão sendo demolidas, a pedido da Polícia Civil. De acordo com o delegado Regional de Pouso Alegre, Renato Gavião, o local servirá como estacionamento para os funcionários da Delegacia Regional. O prédio principal da antiga cadeia, construído no início do século passado, não será destruído.

Os puxadinhos da cadeia, como eram chamados, foram erguidos ao longo dos anos durante o período em que a cadeia estava ativa na cidade. Devido a superlotação, o governo de Minas mandou construir as celas externas para abrigar os presos que chegavam.

Em 2009, quando foi desativada, a cadeia com seus puxadinhos, tinha capacidade para abrigar 80 detentos, mas estava com 390. Foi nesse ano que foi inaugurado o novo presídio na cidade e a antiga cadeia foi desativada. Desde então, o prédio está ocioso.

O prédio principal, que teve a construção iniciada em 1929, para a transferência da cadeia da Avenida do Dr Lisboa para a Rua Silvestre Ferraz, não é tombado pelo patrimônio histórico e cultural. Ele pertence ao Estado de Minas Gerais e, por enquanto, continuará ocioso, já que apenas o entorno dele será utilizado como estacionamento dos servidores da delegacia.

Onde estavam os puxadinhos, segundo o delegado regional, também havia infestação de escorpiões, ratos e focos do mosquito da dengue.

 

Mais Lidas