Nova empresa começa a operar na última semana de março

Magson Gomes / 08 março 2019

Os novos ônibus devem começar a chegar em Pouso Alegre na próxima semana para serem emplacados e equipados. Enquanto isso, os passageiros esperam até duas horas nos pontos para conseguir embargar nos circulares superlotados.

A reportagem do Terra do Mandu apurou nesta sexta-feira (08) que a empresa Expresso Planalto, que venceu a licitação para o transporte público de Pouso Alegre, vai começar a operar o serviço na cidade na última semana deste mês de março. Enquanto isso, os usuários do transporte reclamam que têm esperado até duas horas para conseguir embargar nos circulares. Tem gente que sai do trabalho às 18h e consegue chegar em casa depois das 20h30.

Veja as reclamações do usuários do transporte público:

Nesta sexta, a empresa Expresso Planalto publicou um vídeo institucional em sua página no facebook e descreveu na publicação “o Grupo CSC está chegando a Pouso Alegre! Aguarde, estamos preparando uma surpresa especial para toda a população. E ainda em março os nossos caminhos se cruzam”.

A reportagem do Terra do Mandu apurou que os 56 ônibus zero quilômetro que a empresa é obrigada a trazer para a cidade começam a chegar na próxima semana. Porém, os veículos precisam ser emplacados e equipados para atender o sistema de transporte público local. Como já antecipado pelo diretor da Planalto logo após a assinatura de contrato com a prefeitura, a empresa deverá fazer um evento público para apresentar a frota. Isso deve ocorrer daqui a 15 dias.

Como será a atuação da Expresso Planalto em Pouso Alegre

Como previsto no edital da licitação, a empresa começa a operar com 56 ônibus, todos zero quilômetro. O valor da tarifa será o praticado no momento em que ela assume o serviço, hoje está em R$ 3,90 a passagem urbana.

Resgatar a confiança do usuário

Durante entrevista em dezembro, o diretor Roberto Santana disse que a empresa vai trabalhar para resgatar a confiança do usuário no transporte público e isso se dará com a prestação de um serviço de qualidade.

“Vamos lutar para bater a meta de 90% das viagens realizadas com sucesso. Quando a pessoa vai trabalhar e tem confiança que pode pegar o ônibus, você atrai usuário e equilibra a tarifa de forma diferente que é através da maior demanda”.

Através da eficiência, espera que a empresa tenha um volume de passageiros maior do que os 470 mil por mês previsto no edital. “O que nós pretendemos fazer aqui em Pouso Alegre é atender, rigorosamente, iniciar com a qualidade pré-estabelecida de forma contratual. E, a partir daí, quando a gente resgatar a confiança do nosso cliente, como chamamos os passageiros, vamos tratar dos casos pontuais de melhorias”.

Ônibus sem cobrador

Os ônibus que vão circular nas ruas de Pouso Alegre não terão cobrador. O diretor do Grupo explica que, se a empresa contratasse os funcionários, o valor do contrato ficaria cerca de R$ 300 mil mais caro e isso acarretaria no valor final da tarifa do transporte público.

Sobre superlotação e atrasos

Atrasos é uma das principais reclamações hoje (Foto: Terra do Mandu)

As maiores reclamações dos passageiros do transporte público em Pouso Alegre são da superlotação e atrasos dos ônibus. Esse problema existe, principalmente, porque a Viação Princesa do Sul, que não tem mais contrato com a prefeitura, tirou alguns veículos das ruas, oferecendo menos opções de linhas ao longo do dia.

Para Roberto Santana, esse problema de superlotação será resolvido assim que a empresa colocar os ônibus previstos para circular na cidade. “Quando você trabalha com um número de ônibus abaixo do previsto a superlotação é muito maior. Então, nós vamos colocar o número previsto e depois vamos analisar os casos pontuais”.

Para resolver os problemas de atrasos, a empresa vai disponibilizar um aplicativo para o usuário saber onde está seu ônibus, sem precisar ir para o ponto ficar aguardando muito tempo. Também terão painéis com esse tipo de informação no Centro da cidade.

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