Terra do Mandu – Notícias de Pouso Alegre e região

Prazo para declaração de Imposto de Renda começa nesta quinta-feira

Declarações podem ser feitas até 30 de abril. Quem fizer a entrega primeiro, também receberá a restituição mais cedo.

Teve início nesta quinta-feira (7) o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2019, referente ao ano-base 2018. Os contribuintes que estiverem obrigados a entregá-la precisam fazer isso até 30 de abril. Estão obrigados a declarar quem teve rendimentos tributáveis no ano passado superiores a R$ 28.559,70. Veja outras obrigações abaixo.

O programa para fazer a declaração está disponível para download no site da Receita (clique aqui para baixar). Este ano, a Secretaria da Receita Federal mais de 30 milhões de declarações.

O contador Bruno Silva de Almeida lembra que o quanto antes a pessoa fizer a declaração, melhor.

“Os contribuintes que enviarem a declaração nesses primeiros dias, e não constar nenhum erro, como deixar de declarar alguma informação ou inconsistências, vão receber mais cedo as restituições do Imposto de Renda. Os idosos, portadores de doenças graves e deficientes físicos ou mentais têm prioridade na hora de receber as restituições”, explica Bruno.

Outra dica do contador para não deixar para os últimos dias é que, quanto mais perto do fim do prazo, mais o contribuinte poderá encontrar dificuldades para conseguir fazer a declaração devido à sobrecarga do sistema da Receita Federal, onde o contribuinte poderá até não conseguir fazer a entrega dentro do prazo.

E se perder a data de 30 de abril, aí a pessoa terá que pagar uma multa mínima de R$ 165, e máxima de 20% do imposto devido.

“Então, o conselho que a gente dá para as pessoas é que se você tem dúvidas de como e o que declarar, procure um profissional para evitar problemas de malha fina e com a própria Receita Federal”, diz Bruno Almeida.

As restituições começarão a ser pagas em junho e seguem até dezembro para os contribuintes cujas declarações não caíram na malha fina.

Quem deve declarar?