HCSL lança serviço de controle de qualidade desenvolvido por instituição do Canadá

Terra do Mandu / 08 fevereiro 2019

Modelo de certificação Qmentum tem controle de qualidade e boas práticas assistenciais em que orienta e monitora os padrões de alta performance do serviço de saúde, promovendo a melhoria contínua de todos os processos que envolvem o atendimento ao paciente.

Diretores da FUVS e HCSL, além do prefeito de Pouso Alegre durante evento de lançamento do Qmentum (Foto: Ascom FUVS)

Nesta semana (05/02), o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), mantido pela Fundação do Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), oficializou a adesão a um novo método de avaliação e certificação dos serviços de saúde oferecidos no hospital. Foi implantado o processo de acreditação internacional Qmentum, criado pela Accreditation Canada.

O Qmentum International é um modelo de avaliação e certificação de serviços de saúde, aplicado em mais de 50 países, que assegura que as organizações credenciadas atendam aos requisitos internacionais de controle de qualidade e boas práticas assistenciais. Seus padrões e exigências são ainda mais rigorosos quando comparado com outros programas de qualidade nacionais. A metodologia de excelência Qmentum International orienta e monitora os padrões de alta performance do serviço de saúde, promovendo a melhoria contínua de todos os processos que envolvem o atendimento ao paciente.

Durante o evento que oficializou a implantação do processo no HCSL, o presidente do Conselho Diretor da FUVS, José Walter da Mota Matos, disse que é um momento histórico para o hospital. “Queremos que nosso Hospital ofereça um serviço de mais qualidade para nossos usuários. É um momento histórico de busca de mais profissionalização e atendimento de excelência pensando sempre e especialmente em nossos pacientes. É um momento de alegria e muita satisfação”.

O Conselho Diretor da fundação assinou o contrato com as instituições de acreditação no fim do ano passado. A IQG é a maior instituição acreditadora credenciada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), sendo responsável pelo diagnóstico e certificação de mais de 400 organizações de saúde no Brasil.

“Este modelo abre caminho para a nossa instituição buscar seu posicionamento em par de igualdade com as melhores instituições internacionais e cria oportunidades únicas de troca de experiências”, disse o vice-presidente da FUVS, Eliéser Castro e Paiva.

Alcançar a excelência em segurança para o paciente e a qualidade na assistência de saúde oferecidas são os principais objetivos do HCSL, disse o conselheiro da FUVS, Lucas Silveira.  “Destacamos que em Pouso Alegre, o HCSL é o único hospital a buscar esta meta tão importante e inovadora. Existem muitos benefícios à comunidade com esta adesão do Hospital ao processo de acreditação, entre eles, a estrutura organizacional, um impacto relevante nos processos e protocolos, comunicação efetiva e clara com os pacientes e familiares, benefícios imprescindíveis para aumentar o desempenho organizacional e também ações de educação e treinamento para melhoria do aprendizado na instituição”, conta Lucas Silveira, conselheiro da FUVS.

Autoridades locais participaram do evento de lançamento do processo. O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (PSDB), destacou a importância do hospital para toda região. “Vamos trabalhar fortes e juntos por uma saúde cada vez melhor para nossa cidade”.

Durante o encontro, foi realizada uma palestra como a biomédica Daniela Akemi, gerente de operações da Qmentum Internacional e avaliadora da Internacional Accreditation Canadá. “As avaliações são realizadas por equipes da mais alta qualificação e experiência, que assumem o compromisso de tornar o processo acessível, pertinente e transformador para as organizações. Toda a metodologia está alinhada com os princípios da Governança Clínica, sendo utilizada em mais de 50 países pelo mundo”, explica a palestrante Akemi.

Mais Lidas