Pouso Alegre

Vereadores visitam empresa que assumirá transporte público de Pouso Alegre no próximo mês

Terra do Mandu / 07 fevereiro 2019

Dois parlamentares foram conhecer serviços que a Planalto terá que disponibilizar para o usuário. Diretor empresa afirmou que irão resgatar a confiança do pouso-alegrense com o transporte público.

A partir do mês de março a empresa Planalto será a responsável pelo transporte urbano e rural de Pouso Alegre. Ela foi a vencedora da licitação de concessão do serviço e assinou contrato de 20 anos com a prefeitura. A empresa está obrigada a seguir todas as exigências do edital para que os usuários tenham um serviço de qualidade. E para conhecer esses serviços já em funcionamento é que os vereadores Bruno Dias (PR) e Odair Quincote (PPS), foram até Juiz de Fora, onde a empresa presta o serviço, para conhecer os sistemas em funcionamento.

Vereadores em Juiz de Fora, no pátio da empresa que virá prestar o serviço em Pouso Alegre (Foto: Assessoria de comunicação)

Durante entrevista em Pouso Alegre no fim do ano passado, após assinar o contrato com a prefeitura, o diretor da Planalto, Roberto Santana, afirmou que a empresa vai resgatar a confiança do pouso-alegrense com o transporte público.

Os diretores do grupo, Ricardo Santana e Rafael Santana, apresentaram o complexo logístico e tecnológico implantado na Zona da Mata e que também será trazido para Pouso Alegre. Através de um sistema com câmeras, GPS e aplicativo de celular é possível monitorar toda a frota que está nas ruas. O aplicativo permite os passageiros acompanhar o trajeto das linhas, podendo saber, inclusive, quais pontos e terminais os veículos já percorreram, pesquisar rotas de outras linhas e horários.

Câmera de reconhecimento facial dos usuários (Foto: Divulgação)

Entre as novidades que virão com a empresa está o sistema de reconhecimento facial, utilizado nos coletivos da empresa e que evita fraudes no uso do cartão, principalmente de idosos e deficientes.

O vereador Odair Quincote se mostrou surpreso com o que viu. “Nossa cidade terá um grande avanço no transporte público. E é isso que presenciamos, uma empresa que tem compromisso e responsabilidade com os usuários”, afirma.

Bruno Dias fez questão de testar os aplicativos disponibilizados pela Planalto e reconheceu a eficácia dos equipamentos. “Esse sistema que será levado para Pouso Alegre permitirá aos passageiros, agilidade para se deslocar para seus compromissos diários. Com a disponibilização do aplicativo, será possível planejar as atividades, sabendo os horários dos ônibus com precisão”, diz.

 

O diretor da Planalto Ricardo Santana, enfatizou o compromisso que a empresa tem com os usuários do transporte público. “Acreditamos que, juntos, podemos criar um sistema de transporte público em Pouso Alegre que será exemplo para outras cidades”, ressalta.

Como será a atuação da Expresso Planalto em Pouso Alegre

Como previsto no edital da licitação, a empresa começa a operar com 56 ônibus, todos zero quilômetro. O valor da tarifa será o praticado no momento em que ela assume o serviço, hoje está em R$ 3,90 a passagem urbana.

Resgatar a confiança do usuário

Durante entrevista em dezembro, o diretor Roberto Santana disse que a empresa vai trabalhar para resgatar a confiança do usuário no transporte público e isso se dará com a prestação de um serviço de qualidade.

“Vamos lutar para bater a meta de 90% das viagens realizadas com sucesso. Quando a pessoa vai trabalhar e tem confiança que pode pegar o ônibus, você atrai usuário e equilibra a tarifa de forma diferente que é através da maior demanda”.

Através da eficiência, espera que a empresa tenha um volume de passageiros maior do que os 470 mil por mês previsto no edital. “O que nós pretendemos fazer aqui em Pouso Alegre é atender, rigorosamente, iniciar com a qualidade pré-estabelecida de forma contratual. E, a partir daí, quando a gente resgatar a confiança do nosso cliente, como chamamos os passageiros, vamos tratar dos casos pontuais de melhorias”.

Ônibus sem cobrador

Os ônibus que vão circular nas ruas de Pouso Alegre não terão cobrador. O diretor do Grupo explica que, se a empresa contratasse os funcionários, o valor do contrato ficaria cerca de R$ 300 mil mais caro e isso acarretaria no valor final da tarifa do transporte público.

Sobre superlotação e atrasos

As maiores reclamações dos passageiros do transporte público em Pouso Alegre são da superlotação e atrasos dos ônibus. Esse problema existe, principalmente, porque a Viação Princesa do Sul, que não tem mais contrato com a prefeitura, tirou alguns veículos das ruas, oferecendo menos opções de linhas ao longo do dia.

Para Roberto Santana, esse problema de superlotação será resolvido assim que a empresa colocar os ônibus previstos para circular na cidade. “Quando você trabalha com um número de ônibus abaixo do previsto a superlotação é muito maior. Então, nós vamos colocar o número previsto e depois vamos analisar os casos pontuais”.

Para resolver os problemas de atrasos, a empresa vai disponibilizar um aplicativo para o usuário saber onde está seu ônibus, sem precisar ir para o ponto ficar aguardando muito tempo. Também terão painéis com esse tipo de informação no Centro da cidade.

Apresentação do sistema de transporte

Antes de começar a operar, a empresa pretende fazer um evento público em Pouso Alegre para apresentar para a população os ônibus que irão circular na cidade e como será todo o sistema operacional.

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