Pouso Alegre

Comitiva da Irlanda visita Pouso Alegre

Magson Gomes / 04 fevereiro 2019

Objetivo é criar parcerias nas áreas do turismo, educação e comércio. Equipe vai a faculdades e pontos turísticos de Pouso Alegre.

A Cônsul da Irlanda no Brasil, Jill Hennebery, e sua equipe que forma o Comitê Cultural Irlandês no Brasil, está em Pouso Alegre. Na manhã desta segunda-feira (04), a comitiva se reuniu com autoridades locais no auditório da Associação do Comércio e Indústria (Acipa). O objetivo da visita é firmar parcerias culturais, educacionais e econômicas entre a cidade e o país europeu. A comitiva fica em Pouso Alegre até esta terça-feira, quando visitará faculdades e pontos turísticos da cidade.

Na Acipa, a Cônsul mencionou a importância desse encontro e contou que a Irlanda é um país que oferece oportunidades para quem deseja estudar e aprender o inglês. Segundo ela, só no ano passado o país recebeu mais de 16 mil estudantes do Brasil para fazer intercâmbio. E o governo de lá ainda dá bolsas de estudos em suas universidades.

O turismo é um dos pontos fortes do da Irlanda, que tem cerca de 4,5 milhões de moradores e recebeu em 2018 mais de 10 milhões de turistas, disse Jill.

“O Consulado abriu há três anos. Cada ano a gente está tentando ampliar a programação e trabalho em todas regiões do Brasil. Na área de cultura o Consulado está fazendo muito trabalho para compartilhar a cultura irlandesa”, disse a Cônsul que também é importante para eles conhecerem a cultura forte que já existe em Pouso Alegre. Ela ficou surpresa ao saber que Pouso Alegre e região é o maior produtor de morango do Brasil.

Para o presidente da Acipa, Filipe Vargas, essa visita é muito importante para o desenvolvimento de Pouso Alegre nesses segmentos de turismo, cultural e educacional. “Nós gostaríamos muito que os pouso-alegrenses tivessem a oportunidade de ter o convívio com os irlandeses lá fora e aqui no Brasil. E da mesma maneira a gente deseja que os irlandeses venham para Pouso Alegre para conhecer a nossa cidade, as belezas que temos aqui, trocando sempre experiências, de maneira a fortificar a economia de Pouso Alegre.

O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (PSDB), afirma que a presença da comitiva irlandesa é importante para abertura de uma relação para o futuro.  “Onde nós vamos tentar estreitar os laços de relação com a Irlanda, mostrando a eles como Pouso Alegre é uma cidade próspera, como Pouso Alegre está de braços abertos para receber investimento irlandês e também trocar conhecimento, principalmente na parte cultural e de turismo”.

Mais Lidas