Parque Natural de Pouso Alegre tem atividades para crianças até o fim de janeiro

Terra do Mandu / 23 janeiro 2019

Programação é diária e vai das 13h às 17h. Segundo especialista, contato com natureza traz vários benefícios às crianças.

Desde a semana passada, algumas atividades estão sendo realizadas no Parque Natural Municipal de Pouso Alegre (Horto Florestal). A equipe de educação ambiental preparou uma série de ações recreativas voltadas, principalmente, para crianças neste período de férias escolares. As atividades vão até o dia 31, no horário das 13h às 17h. As atividades monitoradas são durante a semana.

A programação inclui percursos através de trilhas interpretativas, rodas de conversas sobre a biodiversidade local, curtas palestras, leitura ao ar livre, pintura e desenho, exposições de répteis com explicações sobre a fauna do Horto, dinâmicas e atividades sensoriais para crianças. Tem ainda outras atividades de esportes, cultura e artes oferecidas por empresas parceiras da ação.

Segundo a bióloga do Parque, Ana Carla Arantes, o projeto “é uma oportunidade excelente para que neste período de férias as crianças tenham contato com a natureza, principalmente por serem as atividades realizadas no Horto Florestal, que é o espaço mais preservado da cidade”, diz ela.

Contato com natureza traz benefícios às crianças

Família brinca no Parque Municipal de Pouso Alegre que fica aberto todos os dias das 07h às 17h (Foto: Magson Gomes/Terra do mandu)

A infância de várias gerações foi marcada por brincadeiras no quintal, ruas, parques e praças. Aventuras que permitiam o contato com a natureza e a postura contemplativa e observativa. No entanto, nos últimos anos, estudiosos têm detectado comportamento diferente na infância das novas gerações. Richard Louv, jornalista e fundador do Movimento Criança e Natureza, alerta sobre o transtorno do déficit de natureza e chama atenção para os impactos negativos que essa mudança de cenário e a falta de contato com o meio natural podem acarretar na vida das crianças.

Para o doutor em Educação, pós-doutor no departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, Marcos Sorrentino, o contato com a natureza na infância ajuda a construir adultos emocionalmente mais saudáveis. “Desenvolver na criança essa capacidade de observar e ser atenciosa à vida é prepará-la para uma adolescência e uma fase adulta mais tranquila, menos estressada e menos neurótica”, analisa.

Mas, segundo o especialista, não basta apenas estar em contato com o meio ambiente, é preciso mudar a perspectiva. “Em geral, o contato com a natureza cria condições para que as crianças tenham momentos mais lentos de contemplação e observação, mas de nada adianta estar no meio natural se passamos pelas árvores, plantas e animais rapidamente. As crianças, assim como os jovens e até os adultos, precisam reaprender a usufruir desse momento com a natureza, deixando de lado esse modo de vida acelerado e hegemônico a que somos expostos na nossa sociedade”, ressalta Sorrentino.

Além disso, o contato com o meio ambiente desde a infância ajuda o fortalecimento do vínculo com o meio natural, garantindo uma conscientização mais profunda em relação à importância da conservação e do uso sustentável dos recursos naturais.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas