Pouso Alegre

Retirada de Ipês-rosas da Pça do Santuário causa revolta em moradores de Pouso Alegre

Magson Gomes / 21 janeiro 2019

Prefeitura justifica que árvores apresentavam problemas com galhos secos e processo de apodrecimento.

Dois Ipês-rosas que enfeitavam a Praça Imaculado Coração de Maria, no Centro de Pouso Alegre, bem em frente à igreja Santuário, foram retirados pela prefeitura nesta semana. As árvores começaram a ser cortadas na última sexta-feira (18) e foram totalmente retiradas nesta segunda-feira (21). Alguns moradores da cidade usaram as redes sociais para protestar contra o corte dos pés de Ipê.

Em um grupo de discussão no facebook, as pessoas se disseram indignadas com a retirada das árvores e cobravam laudos que justificassem tal medida. “As árvores cortadas enfeitavam a praça”, escreveu um. Outra pessoa comentou: “Um absurdo total! Deveríamos plantar e cuidar! Nada se compara à sombra de uma árvore e nem precisa ser sensível ou ser ambientalista pra reconhecer a importância delas na cidade. Essas que estão cortando demoraram décadas para crescer, isso só demonstra o despreparo das pessoas que estão na Gestão e nos órgãos de controle (MP e Câmara). Uma lástima”! Da mesma forma outras tantas pessoas entraram na discussão, lamentando o fato.

Duas árvores foram totalmente retiradas da Pç porque apresentavam problemas, segundo prefeitura (Foto: redes sociais)

O QUE DIZ A PREFEITURA

A reportagem do Terra do Mandu entrou em contato com a assessoria de Comunicação da prefeitura de Pouso Alegre para saber os motivos que levaram ao corte dos Ipês-rosas.

Segundo resposta enviada à nossa redação, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, informa que as árvores foram retiradas para evitar riscos à integridade física de cidadãos e danos patrimoniais.

“Essas árvores apresentavam galhos secos em processo de apodrecimento, brocas, insetos, erva de passarinho e neilóides aterrados. É necessário ressaltar que, em decorrência dos temporais e tempestades das últimas semanas, as árvores tiveram queda de galhos de grande porte”, justifica.

Ainda de acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, todas as árvores retiradas passam por avaliação técnica e emissão de autorização de intervenção ambiental e que essa documentação que autoriza o corte das árvores está disponível para consulta dos interessados na secretaria.

Sobre o corte de árvores em outras áreas da cidade, a secretaria de Meio Ambiente informa, através da Ascom, “que somente são autorizados cortes em árvores com risco de queda e que representam riscos à população, ou que estejam em situação fitossanitária insatisfatória. O serviço de avaliação e monitoramento acontece de forma frequente em todo o município. Ainda assim, não é possível prever todos os casos de queda, que, muitas vezes, ocorrem naturalmente”, finaliza.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas