Pouso Alegre

Muro de casa desaba após chuva em Pouso Alegre

Magson Gomes / 05 janeiro 2019

Desabamento ocorre pela segunda vez em menos de um ano. Dono do imóvel reclama de negligência da prefeitura e Copasa. VEJA O VÍDEO REPORTAGEM ABAIXO.

O muro de uma casa que fica na Rua Jacy Florence Meyer, no bairro Nossa senhora do Pilar, em Pouso Alegre, desabou na madrugada deste sábado (05), após as chuvas dos últimos dias. Para o dono do imóvel, Uendel Fuzinelli, o problema era anunciado. Ele vinha alertando prefeitura e Copasa para o problema de erosão no riacho que corre próximo ao muro e também passa uma tubulação da rede de esgoto. E essa foi a segunda vez que o muro veio abaixo.

“Foi por volta da meia-noite e meia, a gente escutou um barulho. E na hora que a gente foi ver já estava tudo desabando aqui. Inclusive estou com visita, tem criança pequena em casa, todo mundo ficou apavorado. Ninguém conseguiu dormir nada essa noite”, conta o eletricista.

Na próxima terça-feira, dia 08, iria completar um ano que dois muros desabaram, sendo o da casa de Uendel e do vizinho dele. Os moradores cobraram providências da prefeitura e da Copasa já que os desabamentos foram provocados pelo volume de água que acumula e desce nos fundos das casas.

REVEJA A MATÉRIA DO ANO PASSADO AQUI: Muros de casas desabam em Pouso Alegre

“Depois que aconteceu o fato [no ano passado], a prefeitura veio aqui, juntamente com a Copasa. A Copasa refez o encanamento dela de esgoto, meio provisório. E a prefeitura entrou com a máquina aqui e fez um rasgo para descer a água do rio. Só que deixou um barranco em 90 graus e toda vez que chovia ia desbarrancando um pedaço e o nível de água só aumentando. A gente conversava na Defesa Civil, pessoal vinha aqui, olhava, passava para a prefeitura. E toda vez era isso: Olhava, olhava e ninguém fazia nada”, reclama Uendel.

Até que nessa semana, conta o morador, depois que o muro começou a ceder de novo, que viram que estava ficando complicado, a prefeitura jogou caminhões de terra para minimizar o problema e prometeram começar uma obra na próxima segunda-feira (07).

O eletricista gastou cerca de R$ 50 mil na reconstrução. A obra foi concluída há seis meses. Agora ele acredita que o prejuízo será ainda maior porque desabou todo o muro de arrimo. Uendel também afirmou que irá fazer um boletim de ocorrência e, junto com os demais moradores da rua, irão entrar com uma representação no Ministério Público Estadual contra a prefeitura e Copasa.

O outro lado

Nossa reportagem tentou retorno com a prefeitura de Pouso Alegre e com a Copasa. Até o momento, não obtivemos resposta. Assim que eles se posicionarem, atualizaremos a notícia aqui neste espaço.


[metaslider id=”4967″]

Mais Lidas